quinta-feira, 20 de novembro de 2008

EaD?


É cada vez maior o número de pessoas que ingressam no Ensino Superior, visto a quantidade de faculdades espalhadas pelo país, além das facilidades que elas oferecem aos estudantes.

Cursos com menor duração, vestibular agendado e tele-aulas são apenas alguns recursos que têm atraído alunos.

A Educação a Distância (EaD) é a modalidade educacional em que as aulas são ministradas com o auxílio da tecnologia, ou seja, em que alunos e professores estão separados fisicamente, mas conectados de alguma forma.

Pode ser via Internet, televisão, vídeo, enfim, qualquer meio capaz de tornar possível a transmissão de informações.


A eficácia deste tipo de método é colocada em xeque por especialistas, professores e até mesmo alunos. Defensores de um lado, críticos de outro e o Ministério da Educação (MEC) no meio da polêmica.

As instituições que oferecem a EaD devem ser credenciados pelo MEC e, assim como as universidades e faculdades presenciais, são avaliadas e devem seguir regras, estabelecidas no Decreto 5.622, de 2005.

E é por causa deste controle que, esta semana, o MEC divulgou uma lista de 1.279 pólos de EaD que serão desativados. Os pólos fechados pertencem à Universidade Estadual de Tocantins (Unitins), em parceria com a Faculdade Educacional da Lapa e com o sistema Eadcon. Ao todo, cerca de 60 mil alunos estudam nestes locais.

O fechamento faz parte de um processo de vistoria da qualidade dos pólos de EaD. O próximo passo do MEC é avaliar mais quatro pólos e diagnosticar a qualidade de ensino que oferecem. Com essa medida, outras instituições correm risco de fechar.

Antes de optar por um curso a distância é importante verificar a instituição escolhida, sua idoneidade e reputação, assim como a dos professores e coordenadores; conferir se existe o credenciamento e autorização junto ao MEC; e conversar com ex-alunos e atuais para que não haja nenhuma surpresa desagradável.

Aqui você confere as instituições credenciadas pelo MEC, que oferecem cursos de graduação a distância.

Nenhum comentário: