sábado, 22 de novembro de 2008

Urbs?


Toda vez que se fala em modelo de transporte público a cidade de Curitiba é lembrada como exemplo para o resto do país. As famosas estações-tubo, os ônibus biarticulados, ligeirinhos, enfim, todo o sistema integrado que garante qualidade e conforto ao usuário.

É evidente que aos olhos de quem não utiliza o serviço todos os dias, seja para trabalhar, estudar ou fazer compras, tudo parece mais agradável. Os turistas, por exemplo, se divertem ao conhecer os ônibus que, vejam vocês, têm até música ambiente.

Mas este cenário muda radicalmente às seis horas da tarde, quando boa parte dos trabalhadores volta para casa, depois de um dia de intenso trabalho. As estações-tubo ficam lotadas – as pessoas fazem fila nas calçadas -, os ônibus transportam mais que o dobro de sua capacidade e, nessa hora, ninguém se lembra da famigerada música.


Hoje responsável pelo planejamento e gerenciamento do transporte coletivo, a Urbanização de Curitiba (Urbs) tinha outras atribuições quando foi criada, ainda na década de 1960. O papel inicial da empresa era administrar o Fundo de Urbanização, ou seja, executar obras de infra-estrutura, equipamentos urbanos, fazer estudos e projetos, enfim, realizar atividades relacionadas ao desenvolvimento urbano da cidade.

Com o passar dos anos, outras funções foram sendo incorporadas, como o gerenciamento e planejamento do transporte coletivo, do sistema de táxi e a operacionalização dos sistemas de tráfego e trânsito.

A Urbs tem como objetivo melhorar os serviços de transporte, trânsito, equipamentos urbanos e espaços públicos da cidade. Na área do transporte estão incluídos os fretamentos, transporte escolar, táxi, operação e fiscalização do transporte.

Relacionados ao trânsito estão a sinalização, as infrações e operações de trânsito e o EstaR (Estacionamento Regulamentado). Entre os equipamentos e espaços públicos urbanos, são de sua responsabilidade a Rodoferroviária, os terminais de transporte, as Ruas da Cidadania, o Centro Comercial Rui Barbosa e o Mercado Central.

Não há dúvida de que Curitiba conta com um privilegiado sistema de transporte público, principalmente se comparada às demais cidades brasileiras, mas é sempre bom esclarecer certos mitos, afinal a grama do vizinho não é tão verde assim.

2 comentários:

João Carlos Simionato disse...

Otima, materia,
parabéns.
ta cada dia melhor o Blog de vcs..
abraços

Anônimo disse...

João Carlos,
você vai ganhar o prêmio de leitor assíduo do ano.
Obrigado,
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Karin Gusso e Ronan Pierote