quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Inca?


A prevenção é o melhor remédio. Esta é a frase que mais se ouve quando o assunto é câncer. Mama, colo do útero ou próstata, o fato é que homens e mulheres são sempre incentivados a procurar um médico, realizar exames periódicos, enfim, estar em dia com a saúde.

No caso dos homens já não se tem tanta certeza. O Inca (Instituto Nacional de Câncer) tomou uma decisão que divide a classe médica. O instituto passou a desaconselhar exames de toque retal e dosagem de PSA (Antígeno Prostático Específico, na sigla, em inglês) para homens que não têm sintomas de câncer de próstata.

A explicação, segundo o Inca, é de que não há estudos científicos comprovando que o rastreamento do câncer de próstata reduz a mortalidade causada pela doença.


Além disso, uma intervenção precoce num câncer que, naturalmente, não evoluiria, poderia provocar impotência sexual e incontinência urinária.

Já os médicos que defendem os exames afirmam que os atuais estudos também não comprovaram que o rastreamento seja ruim. Eles lembram que apesar de muitos países não adotarem campanhas de rastreamento, nenhum é contra o exame.

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) ressalta que esperar pelos sintomas para só então procurar ajuda médica pode ser perigoso, afinal o câncer pode estar em estágio avançado e incurável.

História

O Inca foi criado na década de 1930 em razão do aumento no número de mortes causadas por doenças crônico-degenerativas, como o câncer.

O instituto é um órgão ligado ao Ministério da Saúde, de quem recebe recursos financeiros. Hoje o Inca é referência nacional na prevenção e no tratamento de câncer.

Câncer é o conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e órgãos, e podem se espalhar para outras regiões do corpo.

Mesmo com a nova orientação sobre o câncer de próstata, o Inca dá dicas para se proteger do câncer:

- pare de fumar
- tenha uma alimentação saudável
- evite bebida alcoólica
- oriente-se sobre a necessidade de investigação do câncer de próstata (homens)
- realize exame clínico das mamas anualmente (mulheres)
- realize exame preventivo ginecológico (mulheres)
- evite se expor, por muito tempo, ao sol. Se for inevitável, use protetor solar
- escove os dentes após as refeições e consulte o dentista regularmente

Nenhum comentário: