quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Paleontologia?


Nos últimos anos muitos filmes mostraram essa área do conhecimento. A Paleontologia é a ciência que estuda os fósseis, evidências da vida pré-histórica preservadas nas rochas, vestígios de seres vivos que viveram no passado. Eles podem aparecer como restos de seres vivos, seus moldes ou mesmo uma pegada ou rastro.

Esta ciência visa esclarecer não apenas o significado evolutivo e temporal do fóssil, mas também a aplicação na busca de bens minerais e energéticos. A palavra paleontologia vem do grego palaios/paleo (antigo), onto (ser), logos (conhecimento/estudo), ou seja, "conhecimento de seres antigos".

Para ingressar nesse campo é preciso adquirir conhecimentos geológicos e sólidos fundamentos biológicos. É uma área do conhecimento situada entre a Biologia e a Geologia, usando conhecimentos de ambas. O trabalho é difícil, o registro fóssil é bastante incompleto e os achados fósseis representam apenas uma pequena parte das formas de vida que já existiram.

Muitas espécies se extinguiram sem deixar rastro, por terem existido em um curto período de tempo ou por terem habitado em ambientes que não facilitavam a sua preservação, entre outros motivos.


Atualmente essa profissão é bem desenvolvida e ampla. O trabalho consiste, entre outras ações, em descrever novas espécies, estudar a evolução dos diferentes grupos, estimar as idades em que os organismos viveram, estabelecer as relações ecológicas entre eles, reconstruir seu meio ambiente e identificar as possíveis causas da sua extinção.

A paleontologia vem passando por uma real revolução científica nas últimas décadas e isso se deve, em parte, à grande popularidade de filmes e documentários sobre os mais intrigantes seres pré-históricos, como os dinossauros.

Mas a revolução também se dá em função de novas maneiras de investigar os fósseis no campo e de estudar o passado da vida no laboratório. Novas tecnologias têm propiciado grandes avanços na compreensão dos princípios de vida na Terra.

Hoje essa ciência não é mais restrita aos cientistas e universidades, e sim a todos se interessam pela história da Terra e de seus habitantes no passado geológico. Poucas áreas de conhecimento têm fornecido tantas evidências em favor da evolução das espécies como a Paleontologia.


Nenhum comentário: