sábado, 8 de novembro de 2008

Enade?


Até que ponto é importante avaliar a educação no Brasil? Será que a preocupação do governo é mesmo com a qualidade do ensino? A dúvida surge porque o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), como o próprio nome sugere, avalia somente um lado.

Em outras palavras, a prova do Enade leva em conta o que o estudante aprendeu nos anos em que esteve na universidade, mas deixa de fora as condições a que o aluno esteve submetido.

De acordo com o Ministério da Educação, o exame avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências.

Mas qual é a estrutura das universidades? Os professores são qualificados? O material didático, os laboratórios, o projeto pedagógico, são adequados?


Por isso, a União Nacional dos Estudantes (UNE) propõe, pelo segundo ano consecutivo, o boicote ao Enade. Eles sugerem que os estudantes compareçam aos locais de prova, mas deixem-na em branco. De acordo com os representantes do órgão, o exame não tem sido justo.

É que o Enade é um dos componentes do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior), que avalia não só o desempenho dos alunos, mas também aspectos como a gestão, o corpo docente, a responsabilidade social da instituição, o projeto pedagógico do curso e outras variáveis que influenciam na qualidade do ensino.

Segundo a UNE isso não tem acontecido e, desde 2004, quando o Sinaes foi criado, o Enade tem tido peso maior que os outros componentes.

O exame, que acontece amanhã, deve reunir mais 560 mil estudantes ingressantes - que estão no fim do primeiro ano - e concluintes - que cursam o último ano.

A seleção dos participantes é feita por amostragem e a responsabilidade pela inscrição dos estudantes é da universidade. É também a instituição quem divulga a lista dos alunos convocados, que são obrigados a realizar o exame.

Isso mesmo, a prova é obrigatória e quem não participa, apesar de ter sido convocado, não recebe o diploma ao final do curso.

A cada ano são escolhidos diferentes cursos para a avaliação. O Enade 2008 abrange as graduações de arquitetura e urbanismo, biologia, ciências sociais, computação, engenharia, filosofia, física, geografia, história, letras, matemática, pedagogia e química. Além destes também serão avaliados alguns cursos superiores de tecnologia.

Aí fica a dúvida. Boicotar ou não? Se por um lado os estudantes temem pelo fechamento do curso, caso a nota seja baixa, por outro tentam pressionar o governo a mudar a forma de avaliação.

Nenhum comentário: