sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Fies?


Desde 1962 a Caixa Econômica Federal administra as Loterias Federais, sendo responsável por repassar ao governo federal uma parte da arrecadação dos jogos lotéricos. Quase metade do total arrecadado com os jogos é repassado para os ministérios beneficiários e entidades não governamentais para investimentos em áreas prioritárias para o país.

Um dos programas beneficiados pelas Loterias Federais é o Financiamento Estudantil (Fies). Ele foi criado em 1999 em substituição do Programa de Crédito Educativo (CREDUC), que terminou em 1996. É caracterizado como um empréstimo que o governo faz, por meio do Ministério da Educação (MEC), tendo a Caixa como mediadora da parte financeira.

O programa é destinado a financiar a graduação no Ensino Superior de estudantes de renda menor e que estejam matriculados em instituições privadas, cadastradas no Fies e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.


Até o ano de 2004 o percentual de financiamento do Fies era de 10% até 70% do valor da mensalidade. A partir de 2005 passou a ser de até 50%. Também a partir de 2005, o FIES passou a financiar os estudos de quem foi selecionado pelo Programa Universidade para Todos (PROUNI) para recebimento da bolsa parcial de 50%. O valor não financiado é pago diretamente à instituição pelo estudante, e a renovação do financiamento é feita semestralmente.

Juros

Como todo empréstimo, o Fies possui taxa de juros. Para os contratos a partir de 2006, a taxa foi fixada em 3,5% ao ano ou 0,28% ao mês, para cursos ligados à educação e tecnólogos; e 6,5% ao ano ou 0,51% ao mês, para os demais cursos. Para os contratos feitos antes de 2006 aplica-se a taxa de 9% ao ano ou 0,72% ao mês.

Critérios

São priorizados pelo Fies os cursos de Licenciatura, Pedagogia e Normal Superior e aqueles com melhores conceitos na Avaliação das Condições de Graduação (ACG), realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Também é levada em consideração, na seleção do candidato, a renda total da família, se existe alguém com alguma doença grave em casa, se estudou ou não em escola pública e se trabalha na área de educação. Estes fatores são pontuados e analisados, juntamente com o perfil do estudante.

Exigências

Para se obter o Fies é exigida a apresentação de um fiador com idoneidade cadastral e renda comprovada de, no mínimo, o dobro da mensalidade integral do curso financiado. No site do MEC é possível realizar uma simulação do Fies.

O aluno interessado pelo financiamento se inscreve pela Internet, se for selecionado faz uma entrevista na faculdade e, logo após, a contratação na Caixa Econômica. E, ao contrário do que muitos pensam, o aluno que consegue o Fies não fica impedido de efetuar um outro financiamento.

É permitido ao estudante com Fies a mudança de instituição ou de curso, se estes estiverem credenciados no programa e concordarem com a continuidade do financiamento.

Mas se o estudante, por qualquer motivo, encerrar o financiamento não poderá financiar mais semestres ou obter outro financiamento estudantil do MEC. O contrato é feito uma vez só.


Nenhum comentário: