terça-feira, 11 de novembro de 2008

Salmonela?


Os hábitos alimentares do brasileiro incluem, vez ou outra, lanches e refeições fora de casa. Falta de tempo, comodidade ou mesmo preferência estão entre as justificativas de quem recorre à esta opção.

Mas é preciso ter cuidado com o que se come e o local onde o alimento é preparado. Tudo bem, isso todo mundo sabe. Sabe, mas nem sempre leva à sério, a não ser depois de alguma experiência desagradável.

Pesquisa do Ministério da Saúde aponta que 30% dos casos de intoxicação alimentar são causados pela salmonela.

A salmonela é uma bactéria encontrada principalmente em alimentos de origem animal, como ovos, leite e carnes. A bactéria está presente no intestino dos animais e é bastante comum nas galinhas.


O ovo é mais preocupante porque em muitas receitas ele é usado cru, como na gemada e glacê.

A bactéria não resiste a altas temperaturas, por isso é muito importante que os alimentos sejam bem cozidos. Além disso, é importante manter hábitos de higiene básicos.

No caso do ovo a recomendação chega a ser um pouco exagerada, mas necessária. Ele deve ser lavado com água e sabão, antes de guardado na geladeira.

A intoxicação causada pela salmonela pode provocar diarréia, febre, vômito, dores na barriga e na cabeça. Em casos extremos ela pode matar.

Geralmente os sintomas desaparecem em até três dias, sem que haja necessidade de medicação. Porém, se não houver melhora, é importante procurar um médico. A perda de líquido, por causa da diarréia, pode levar à desidratação.


2 comentários:

Vanessa Gonçalves disse...

Eu tava pensando aqui hoje que a gente poderia fazer um amigo secreto mais íntimo né? Entre a gente que se comenta entre os blogs e tals! Por exemplo, existem vários blogs que se cruzam entre si (uieee) Consideração Final, Eu, Reicla, Hippies, Mente Vazia.... o que vocês acham? Beijo Ro!

Anônimo disse...

Kátia Flávia,
apoiado...
--------------
Ronan Pierote