quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Naturismo?


Essa é a primeira vez que o Brasil sedia o Congresso Internacional de Naturismo e, aliás, o país é o primeiro da América Latina a receber naturistas do mundo inteiro nesse tipo de encontro.

O 31º Congresso Internacional, que teve início na semana passada e acontece até o próximo sábado, deve reunir cerca de quatro mil pessoas.

A praia de Tambaba, localizada na cidade do Conde, na Paraíba, foi escolhida por ser uma região famosa na prática do naturismo no Brasil, além de ser a primeira praia de naturismo do nordeste. As águas mornas e a diversidade da natureza local servem de cenário para o congresso que discute temas a respeito do meio ambiente.


O naturismo teria surgido no início do século 20, na Alemanha e França. Além de exercícios físicos ao ar livre, os primeiros praticantes do naturismo se preocupavam com a alimentação saudável, baseada no vegetarianismo.

O termo nudismo é evitado pelos praticantes do naturismo, pois eles acreditam que a palavra tem conotação pejorativa. Ao longo dos anos, a expressão "nudista" esteve ligada a algo pornográfico, erótico.

No Brasil, os índios já praticavam hábitos semelhantes ao naturismo antes da chegada dos portugueses ao continente. Mas foi em 1949 que foi criado o Partido Naturista Brasileiro, pela atriz Dora Vivacqua, conhecida como Luz del Fuego. A partir de então foram constituídos o Clube Naturista Brasileiro, em 1954, e a Fraternidade Naturista Internacional do Brasil, em 1965.

Em 1988 foi criada a Federação Brasileira de Naturismo, que atualmente conta com aproximadamente 2.500 afiliados e oito praias públicas com autorização oficial para a prática do naturismo.

Além das questões ambientais, os líderes do movimento discutem a aprovação do projeto de lei que reconhece o naturismo no Brasil, excluindo do Código Penal a prática como sendo atentado ao pudor.

Nenhum comentário: