sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Cajá-manga?














Aproximadamente 300 frutas podem ser consideradas tipicamente brasileiras. O curioso é descobrir que algumas, que acreditamos ser nacionais, têm origem bem longe daqui, como é o caso da banana e da laranja. A banana é originária do Sudeste Asiático e a laranja, da China.

Brasileiras mesmo são a goiaba, o maracujá, o abacaxi, entre outros. Apesar de ter origem nas Ilhas do Pacífico, o cajá-manga é bastante popular no norte e nordeste do Brasil.

Também conhecida como cajarana, essa fruta da família Anacardiaceae é encontrada principalmente nos estados do nordeste, especialmente na Bahia, onde cresce em quintais e pomares caseiros.

Ela tem um sabor agridoce e ácido. É consumida ao natural ou como sucos, picolés, geléias, compotas, batidas e licores. O Cajá-manga é rico em fibras, cálcio, fósforo e ferro, uma fruta de tamanho médio possui cerca de 46 calorias.

O fruto tem formato cilíndrico, casca amarelo-esverdeada com manchas cinzas e as sementes são revestidas de espinhos macios e irregulares. Originária da América Central, sua árvore pode atingir até 20 metros de altura.

A Brasnica Frutas Tropicais iniciou o plantio do Cajá-manga em 1999 e é uma das únicas empresas que cultivam o fruto em escala comercial. A safra anual acontece entre os meses de fevereiro e junho.

Nenhum comentário: