terça-feira, 16 de setembro de 2008

Ácido Retinóico?


O ácido retinóico, derivado da vitamina A ácida, é muito utilizado no tratamento e prevenção do envelhecimento da pele, acne, manchas e estrias recentes. É considerado um dos produtos mais eficazes nessa área.

Ele atua na renovação celular, promove uma esfoliação e estimula a produção de colágeno. Outra função é reorganizar as fibras elásticas danificadas pela exposição ao sol e melhorar a irrigação da pele.

Estudos clínicos e biópsias comprovaram seus efeitos; nas pesquisas se observaram alterações da estrutura da pele após a utilização. Essas alterações aparecem como uma pele mais suave, melhora da textura, do brilho e da aparência da pele, além da diminuição das manchas e atenuação das rugas finas.


Mas o uso do acido retinóico pode provocar irritação, vermelhidão e manchas em contato com o sol, pois a pele fica mais sensível à radiação solar. Portanto, durante o dia, deve ser usado um protetor solar.

O ácido retinóico pode ser prescrito por um dermatologista para o uso em casa, em concentrações baixas como 0,025% e 0,05%. Por ser extremamente fotossensível, só pode ser usado à noite.

Ele também é utilizado como peeling ou para complementar a ação de outros ácidos. A aplicação do ácido retinóico, entre determinados intervalos, promove um peeling uniforme que acelera o processo de renovação da pele.

Equivalente a um peeling químico superficial, esta técnica apresenta algumas vantagens como a ausência de queimação e o não comprometimento da rotina diária da pessoa, pois a descamação que ocorre é discreta. Os resultados começam a ser percebidos logo após a primeira aplicação com a sensação de pele mais lisa.


Nenhum comentário: