terça-feira, 2 de setembro de 2008

Aikido?


AI – Harmonia
KI – Energia
DO – Caminho

O Aikido é uma arte marcial de origem japonesa, com fortes princípios filosóficos e morais. Sua principal característica é a ausência de competição, e deve ser praticado com o objetivo de vencer a si próprio. O princípio é harmonizar o homem com o Universo, com a Natureza.

A prática do Aikido resulta em melhor qualidade de vida, aumenta a autoconfiança, auto-estima, respeito e compreensão aos limites próprios e de outras pessoas, proporciona constante trabalho em equipe, aumenta progressivamente a capacidade de defesa pessoal, com o aprendizado de técnicas eficazes contra agressões físicas, bem como desperta no praticante o sentido de se precaver e antever situações de ameaças iminentes.


Aikido Para Mulheres

Quando se fala em arte marcial existe um afastamento natural das mulheres. O Aikido não é competitivo e o respeito e a educação são fatores preponderantes para a prática, por isso as mulheres são muito bem-vindas nessa modalidade, também pela sua eficácia como método de defesa pessoal sem a utilização excessiva da força física.

Como as técnicas são aplicadas em pontos estratégicos do corpo humano, as articulações, a necessidade de ter grande massa muscular não existe, sendo necessária apenas a técnica.

Aikido Para Crianças

Com a crescente onda de violência nas grandes cidades, é comum pais manterem os filhos dentro de casa, onde eles ficam supostamente em segurança. A prática das artes marciais pelas crianças é uma das atividades mais completas e eficazes quando o objetivo é a construção de um cidadão de bem, responsável e altamente produtivo em sua vida adulta, sem contar os benefícios à saúde, adquirindo hábitos de vida saudáveis.

A criança pode começar a praticar, com segurança, em torno dos cinco anos de idade, quando as estruturas ósteo-musculares e cognitivas estão em constante transformação, de acordo com as fases do desenvolvimento humano. As aulas devem ser realizadas por um profissional regularmente habilitado, com conhecimento dessa arte marcial.

Os treinos devem visar o desenvolvimento motor, o aperfeiçoamento das qualidades físicas como força, equilíbrio, velocidade, coordenação motora ampla e fina, além de desenvolver fatores psico-sociais como a socialização e a formação do caráter. E a cada tarefa realizada, elementos técnicos da arte são incluídos, elementos da cultura oriental como disciplina, concentração, respeito e perseverança.


Nenhum comentário: