sábado, 20 de setembro de 2008

Diet ou Light?


Produtos diet e light sempre deixaram dúvidas, desde quando começaram a ser vendidos. Os dois tipos de alimento são associados a um baixo valor calórico, o que em relação ao diet pode não ser verdade. Um produto diet, por exemplo, não necessariamente tem menos calorias que um light ou um normal.

Diet

Os produtos diet são aqueles em que um ou mais ingredientes são retirados da fórmula original, como açúcares, gorduras, sódio, proteínas ou outro ingrediente que possa agravar alguma doença. Por isso, não significa que tenham menos calorias.

Um exemplo clássico é o chocolate diet que, apesar de não ter açúcar, possui mais gorduras, tendo quase a mesma quantidade de calorias do chocolate normal.


Como nem todos os alimentos diet apresentam diminuição significativa no valor calórico, eles devem ser evitados por pessoas que só querem emagrecer. Eles são indicados para pessoas que tenham restrição ao consumo de algum ingrediente, como os diabéticos, que não podem ingerir açúcar.

Light

Enquanto no produto diet existe a eliminação de algum ingrediente, no light ocorre uma redução mínima de 25% de determinado nutriente ou calorias, comparado com o alimento normal. Em média são reduzidos 50% do valor calórico em refrigerantes e sucos. Nos alimentos sólidos, como margarinas e produtos de panificação a redução é em torno de 30%.

Para que ocorra a redução de calorias é necessário que se diminua o teor de algum nutriente energético como carboidrato, gordura, proteína.

É importante saber que o alimento light não é, necessariamente, indicado para quem apresenta algum tipo de doença como diabetes, colesterol elevado, fenilcetonúria. A não ser aqueles alimentos light que apresentam a eliminação do nutriente específico. O açúcar do refrigerante light, por exemplo, podendo ser consumido pelos diabéticos.

Vale lembrar que a quantidade do alimento consumido não deve ser aumentada porque apresenta baixas calorias. É importante ler os rótulos dos produtos e compará-los com o alimento comum para verificar se eles atendem o que você precisa.

Deve-se ficar atento durante as compras, pois produtos diet e light são mais caros do que os convencionais. Nesse caso, o gasto por um alimento que não precisa ser substituído acaba sendo desnecessário. O ideal é manter uma alimentação saudável e balanceada conforme a necessidade de cada um.


Nenhum comentário: