sexta-feira, 1 de agosto de 2008

G-8?


O G-8 é um grupo formado pelos oito países mais ricos, industrializados, poderosos e influentes do mundo. Atualmente fazem parte do grupo os Estados Unidos, Japão, Alemanha, Canadá, França, Itália, Reino Unido e Rússia.

Começou em 1975, na França, em um castelo chamado Ramboullet, onde ocorreu uma reunião informal com seis líderes de países importantes, em um momento de significante insegurança econômica global.

Um ano depois, com a inclusão do Canadá, tornou-se G-7. Finalmente, com a inserção da Rússia, em 1998, o G-8 estava formado. Não existe uma carta, constituição ou secretariado permanente, portanto o grupo não é uma instituição. Basicamente, a função do G-8 é decidir os caminhos que o mundo deve seguir. As Reuniões do G8 viabilizam a construção de relações entre os líderes desses países.

Os debates giram em torno do processo de globalização, abertura de mercados, meio ambiente, segurança, ajudas financeiras para economias em crise, relações com países em desenvolvimento, entre outros. Mas percebe-se que os interesses dos países que constituem o G-8 prevalecem na agenda global.

Os encontros do G-8 sempre foram foco de protestos e manifestações lideradas por pessoas de países desenvolvidos que não admitem o aumento da desigualdade social, econômica e da globalização.




Nenhum comentário: