segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Enem?


Assim que terminam o Ensino Médio, ou antigo 2º grau, os estudantes têm uma decisão importante a tomar. Escolher o curso de graduação e, conseqüentemente, a profissão que vão seguir dali em diante.

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) avalia o desempenho dos alunos, suas habilidades e competências, mas, muito mais que isso, dá oportunidade para que jovens possam ingressar no Ensino Superior.

Isso porque mais de 600 instituições em todo o Brasil utilizam os resultados do Enem como complemento do processo seletivo.


Além disso, a nota do Enem é um dos critérios de classificação para a seleção de candidatos que querem participar do Prouni (Programa Universidade para Todos).

Com ele, estudantes são beneficiados com bolsas parciais (25% e 50%) e integrais (100%) em cursos superiores da rede privada. É uma chance para estudantes de baixa renda que não têm condição de pagar uma faculdade.

Este ano o exame completa dez anos com um recorde de mais de 4 milhões de inscritos. A prova, bem diferente do tradicional vestibular, abrange questões de diversas áreas de conhecimento com foco na interpretação de texto.

O Enem será aplicado, em todo o país, no próximo dia 31 de agosto, domingo. Com duração de cinco horas, participam da prova tanto estudantes que vão concluir o ensino médio, quanto aqueles que já concluíram.

Longe de ser a solução para o Ensino Superior no país, afinal o governo privilegiou as instituições privadas em detrimento das públicas, esta é, pelo menos a curto prazo, uma medida paliativa para o problema.

Nenhum comentário: