domingo, 3 de agosto de 2008

Pentatlo Moderno?


Faltam cinco dias para o início das Olimpíadas de Pequim (ou Beijing, tanto faz) 2008. Este ano será realizada a 29ª edição dos Jogos Olímpicos e, depois de todo esse tempo, alguns esportes ainda são desconhecidos do grande público.

Entre as mais de 30 modalidades disputadas nas Olimpíadas, algumas trazem dúvidas, como por exemplo, o Pentatlo Moderno.

Nesse esporte os competidores precisam atirar com uma pistola de ar, duelar com espadas, nadar 200 metros, completar um circuito sobre um cavalo que não conhecem e, finalmente, correr 3.000 metros. Tudo no mesmo dia.


As cinco provas do pentatlo moderno são:

Tiro: são realizados 20 disparos com uma arma de ar comprimido nos alvos a 10 metros. Os atletas atiram em pé com apenas uma das mãos, sem qualquer auxílio ou apoio.





Esgrima: é uma prova onde todos se enfrentam. Cada combate dura um minuto ou o tempo necessário para que o adversário seja atingido. Se durante um minuto não ocorrer nenhum contato, ambos assumem a derrota.





Natação: os atletas nadam 200 metros livres e quanto mais rápido, maior será a pontuação.





Hipismo: montando em um cavalo desconhecido, o cavaleiro deve percorrer um trajeto de 350 a 450 metros, com 12 obstáculos. Os cavalos são apresentados antes da competição em um teste de saltos, mas o atleta conhece seu cavalo somente após o sorteio, que ocorre antes do início do aquecimento. O melhor colocado nas provas anteriores é o primeiro a sortear seu cavalo e assim por diante. O cavaleiro tem 20 minutos para conhecer o animal, durante o aquecimento.




Corrida: a última e decisiva prova. O percurso é de 3000 metros em qualquer tipo de superfície e com um desnível máximo de 50 metros. A largada segue a ordem da classificação das provas anteriores. O mais bem colocado larga em primeiro e o segundo logo após, de acordo com a diferença de pontos entre eles transformada em segundos.



O Brasil voltou a participar do pentatlo moderno em 2004, depois de 40 anos. Nas Olimpíadas de Pequim o Brasil vai ser representado por Yane Marques, medalha de ouro no Pan do Rio. Essa prova acontece nos dias 21 e 22 de agosto.

Nenhum comentário: