sábado, 9 de agosto de 2008

Sinovite? Tenossinovite?


Acaba de ser divulgado o anuário da Previdência Social, responsável por informar os registros de acidentes de trabalho e doenças profissionais.

Esse relatório é baseado em informações das Comunicações de Acidente de Trabalho (CAT), que são fornecidas pelas empresas. O anuário revela dados de 2006 e é comum o atraso na divulgação dos números.

As doenças profissionais mais comuns, registradas nesse período, foram a sinovite e a tenossinovite. Elas somam 22% do total de ocorrências, seguidas por lesões no ombro, com 16% e dorsalgia (dor nas costas) com 7%.


Pois bem, a sinovite é a inflamação do líquido sinovial, isto é, o líquido que fica entre as articulações. Em contrapartida, a tenossinovite é a inflamação da membrana que recobre os tendões. Elas são provocadas pela repetição de movimentos e atingem, principalmente, operadores de telemarketing, digitadores e caixas de banco ou supermercado.

Ambas as doenças são consideradas um tipo de LER (Lesão por Esforço Repetitivo) ou DORT (Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho).

No começo são dores e um pequeno incômodo na mão, braço ou ombro. Com o passar do tempo as dores se tornam constantes e há diminuição da força muscular. Se não houver tratamento, os músculos podem se atrofiar, impedindo a pessoa de escrever ou mesmo segurar objetos.

O tratamento consiste em sessões de fisioterapia e dosagens de antiinflamatórios. Mas, segundo os médicos, a prevenção ainda é o melhor remédio.

O caso é tão sério que existe, inclusive, uma portaria que regulamenta o assunto. Entre as regras estão intervalos de 10 minutos a cada 50 minutos trabalhados, temperatura ambiente e umidade relativa do ar acima de 40%, além da proibição de prêmios de produção.

Mas nem é preciso ser fiscal do trabalho para saber que essas determinações não são cumpridas em muitos locais de trabalho.

E não somente os digitadores estão sujeitos às doenças que foram citadas. Em casa, em frente ao computador, você corre riscos. Por isso, dê uma olhada nesse guia, que contém dicas para cuidar da sua postura.

Mais informações, a respeito das estatísticas de acidentes de trabalho, podem ser obtidas aqui.



Nenhum comentário: