sábado, 23 de agosto de 2008

Oneomania?

Thaís Soler

Este termo pode não ser muito conhecido, mas sua definição é bem popular. Você tem vícios? A oneomania é considerada como tal e até mesmo uma doença. Ela não destrói o seu corpo, mas lhe dá muita dor de cabeça, esvazia o seu bolso e lhe dá prejuízo.

A pessoa oneomaníaca é compulsiva por compras, precisa gastar, mesmo que o produto adquirido não seja relevante ao seu consumo, o que pode ocasionar um grande problema financeiro. Esse desejo incontrolável em consumir necessita de tratamento, com acompanhamento psicológico e até mesmo medicamentos.


Esse distúrbio tem crescido à medida que a facilidade de compra, com financiamentos, cartão de crédito, cheque especial, é oferecida ao consumidor. De cada dez brasileiros, três sofrem com o problema.

Os compradores compulsivos apresentam reações características da ansiedade antes de adquirir algo, como irritação, taquicardia e agressividade. O que tende a diminuir assim que a pessoa se sente realizada ao comprar um produto ou logo após a sua aquisição.

O tratamento para a oneomania envolve um longo processo, em que o paciente reconhece sofrer com o vício e se dispõe a mudar os hábitos financeiros, o que muitas vezes quer dizer, quebrar o cartão de crédito, consumir apenas o essencial para uma vida saudável, física, financeira e emocional.


Nenhum comentário: