terça-feira, 19 de agosto de 2008

Escala Richter?


É fato que os Jogos Olímpicos, ou qualquer outro grande evento que tenha a cobertura da mídia, são capazes de diminuir a importância de tragédias e desastres que, por ventura, venham a acontecer.

O quarto poder só não tem o poder, ainda, de definir a data em que tais incidentes ocorrem. No dia 12 de maio de 2008, menos de três meses do início das Olimpíadas, a China foi abalada por um terremoto que atingiu 8 graus na escala Richter.

Mais de 68 mil pessoas morreram, quase 20 mil estavam desaparecidas durante o mês de maio e mais de 360 mil ficaram feridas.

O epicentro do terremoto arrasou a província de Sichuan e espalhou destruição nas cidades vizinhas. O governo chinês, que no primeiro momento rejeitou ajuda internacional, logo em seguida permitiu a entrada de equipes de socorro estrangeiras.


Contrariando a política de natalidade do país, que permite aos casais terem apenas um filho, o governo chinês concedeu, aos pais de crianças mortas no terremoto, a permissão de ter outro filho.

E, mesmo assim, no dia 8/8/2008 o mundo assistiu, maravilhado, a abertura oficial dos Jogos Olímpicos de Pequim.

Voltemos ao assunto. A escala Richter, criada em 1935, é uma escala logarítmica usada para medir a intensidade dos abalos sísmicos, ou em uma linguagem mais simples, terremotos. A fórmula matemática determina a largura das ondas sísmicas e não há um limite máximo.

Os números registrados nos terremotos e classificados de acordo com a escala Richter dão uma idéia dos efeitos que eles provocam na natureza. Abalos com magnitudes de 3.5 ou menos são raramente percebidos; de 3.5 a 6.0 são sentidos e causam poucos danos.

Entre 6.1 e 6.9, podem ser destrutivos e causar prejuízos em um raio de cem quilômetros do epicentro; entre 7.0 e 7.9, causam danos sérios em áreas maiores; e de 8 em diante são destrutivos por um raio de centenas de quilômetros. Acima de 12, segundo especialistas, poderia dividir a terra ao meio.

O terremoto mais intenso até hoje atingiu 9,5 graus na escala Richter e foi registrado na década de 1960, no Chile.

Nenhum comentário: