quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Botulismo?


Mães de primeira viagem sofrem com a inexperiência e, por vezes, têm dúvidas com relação ao cuidado dos bebês.

Nessa hora são aconselhadas pelas mães, sogras, amigas e, até mesmo, por pessoas estranhas. Todas têm receitas infalíveis para as cólicas, dores de ouvido e aquele choro interminável, cuja causa é desconhecida.

No primeiro ano de vida a criança precisa de cuidados especiais, principalmente no que se refere à alimentação. E o inocente mel, usado em substituição ao açúcar por várias mães, acaba de ganhar status de vilão.


A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) divulgou recomendação de que os pais devem evitar dar mel a crianças menores de um ano.

De acordo com estudos realizados pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), foram encontradas bactérias que causam botulismo em amostras de mel, colhidas em mercados e feiras livres de alguns estados.

O botulismo é uma forma de intoxicação alimentar, causada por uma toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum, presente no solo e em alimentos contaminados e mal conservados.

A recomendação é feita porque no primeiro ano de vida a flora intestinal da criança ainda não está totalmente formada. Com isso, a bactéria pode se alojar no sistema digestivo provocando a doença.

Em crianças o risco de morte é maior, mas, desde que o diagnóstico seja rápido, o botulismo tem tratamento.

Nenhum comentário: