terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Transparência orçamental?


Parece até piada falar em transparência num país que, volta e meia, está envolvido em casos de corrupção, malandragem e falcatrua.


Tudo bem, não vamos esculhambar o Brasil, afinal ainda existe gente honesta aqui, e, com certeza, a maioria não está na política.

E olha que, diante de tantos escândalos, ainda é possível encontrar resultados positivos em algumas áreas. Não vamos falar em taxas de analfabetismo, nem em Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Isso é assunto pra outra ocasião.

O que surpreende, ao mesmo tempo que espanta, é a colocação do Brasil em um estudo sobre transparência do orçamento público, realizado por uma Organização Não-Governamental (ONG) norte-americana.

A transparência leva em conta, entre outros aspectos, o fato de o povo ter acesso a informações sobre os gastos do dinheiro arrecadado de impostos.

Entre 85 países analisados, o Brasil ficou em oitavo lugar, à frente de todos da América do Sul, além do BRIC.


A pesquisa aponta que o Brasil fornece dados satisfatórios ao povo e elogia o compromisso do país em divulgar informações, dando oportunidade à população de acompanhar os gastos e planos do governo.

Será?

Analisemos alguns pontos. Primeiro, de que adianta "divulgar" dados quando grande parte da população não tem acesso aos meios em que são disponibilizadas estas informações, como a internet, por exemplo?

Mais do que isso, qual é a vantagem da divulgação de dados quando se sabe que a grande massa desconhece os termos técnicos usados e, dificilmente, irá compreender o que eles significam?

Não se iluda, a prestação de contas vai muito além de números e pode ser percebida no dia-a-dia. Como anda a educação na escola dos seus filhos? E o atendimento no posto de saúde? O transporte coletivo é satisfatório? Você se sente seguro ao andar na rua? As respostas a estas e outras perguntas é que devem ser transparentes.

2 comentários:

João Carlos Simionato disse...

Boa a materia, querendo ou não somos transparentes.
E boa essa foto também rsrrs
abraços

Anônimo disse...

João,
Obrigado pelo comentário, transparente...rs
abraço
-----------------
Ronan Pierote