segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Insulina?


Quem tem diabetes e depende de injeções constantes de insulina sabe o quanto é difícil a rotina de tratamento da doença e, ao mesmo tempo, quão importante é o medicamento para uma vida melhor.

Uma boa notícia para quem faz uso da insulina é que, depois de dez anos, o Brasil vai voltar a produzir o medicamento. Isso porque, atualmente, apenas a Alemanha, a Dinamarca e os Estados Unidos produzem insulina no mundo todo.

A nova fábrica deve ser aberta ainda este ano e a produção do medicamento deve começar em 2011. A expectativa é que sejam produzidos 800 kg do produto anualmente, o que é suficiente para atender a demanda nacional e, ainda, permite exportar para outros países.

Entre os benefícios da fabricação em terras brasileiras estão a redução dos custos, garantindo um preço menor aos pacientes, além do fim da dependência de tecnologia importada.


A insulina é o hormônio utilizado para reduzir os níveis de açúcar no sangue. Normalmente ela é produzida pelo pâncreas, mas, quando isso não acontece, é preciso fornecê-la artificialmente, ou seja, por meio de injeções. Pessoas que apresentam essa disfunção sofrem de diabetes.

Por ser uma proteína, a insulina não pode ser tomada como qualquer outro medicamento. Ela deve ser injetada para que os sucos digestivos não a destruam.



Nenhum comentário: