sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Nano?


Nem adianta ficar muito animado porque, pelo menos por enquanto, ele não vem para o Brasil; e pode ser que não venha nunca.

Trata-se do Nano, o carro mais barato do mundo, fabricado pelo grupo indiano Tata Motors e que será lançado oficialmente no dia 23 de março, em Mumbai - ou Bombaim, como queiram -, na Índia.

Antes mesmo de seu lançamento, já ganhou status de 'carro do povo' e deve ser vendido a pouco mais de US$ 2 mil, ou cerca de R$ 4,8 mil.

Quando se diz que o Nano talvez nunca venha para o Brasil, afirma-se isso por dois motivos principais: a alta carga tributária, que inviabiliza a fabricação de um carro como este, e o nível de exigência do consumidor brasileiro, que ainda não se rendeu aos encantos de um 'supercompacto'.


O grupo indiano Tata foi fundado em 1868 e é formado por 93 empresas, que atuam em sete áreas de negócio: sistemas de comunicação, engenharia, materiais, serviços, energia, produtos químicos e para consumo.

Seus produtos e serviços, que são exportados para 140 países, vão desde chá e temperos, até softwares e redes de hotéis.

Dimensões
De qualquer maneira, os indianos vão desfrutar do pequeno Nano a partir de abril, a uma velocidade aproximada de 70 km/h. É o que o pequeno motor, de 624 cm³ de cilindrada (o mesmo que uma moto) deve aguentar sem sobressaltos, apesar de o carrinho atingir a marca de 120 km/h.

Por incrível que pareça, o Nano tem quatro portas em menos de três metros de comprimento. O modelo popular não possui acessórios, como rádio, nem opcionais, como direção hidráulica, vidros elétricos e ar-condicionado.

Até agora, a curiosidade e/ou interesse do público tem provocado reações surpreendentes. O site do grupo Tata registrou mais de 30 milhões de acessos no ano passado, além da criação de mais de seis mil grupos e comunidades de interesse do carro na internet.

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