segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Bolsa geladeira?


Para você que achou que já sabia tudo sobre Bolsa Família, ProUni, Brasil Alfabetizado, enfim todos os "programas sociais" do governo Lula, aí vai mais um: o Bolsa Geladeira.

Não se trata de nenhuma piada, pelo menos não no sentido literal da palavra. O projeto prevê a troca de geladeiras velhas por novas e uma série de benefícios, que merecem ser elencados.

O primeiro, e mais óbvio, pelo menos para você consumidor que vive em um mundo capitalista, é diminuir o consumo de energia elétrica e, consequentemente, a sua conta de luz.

Depois, acabar com o problema de emissão de gás CFC (clorofluorcarbono) que os equipamentos antigos apresentam. A camada de ozônio e as futuras gerações agradecem.

E, por último, vejam vocês, estimular o setor de eletrodomésticos, prejudicado pela crise financeira. Sem comentários. Mas o pior ainda está por vir. Trocar a geladeira é ótimo, dá um up-grade na cozinha, maravilha; mas com que dinheiro?


Calma, tudo está sendo meticulosamente planejado para o segundo semestre. Até lá, a manipulação terá sido muito bem elaborada.

O governo explica o seguinte: trocando a geladeira antiga, automaticamente sua conta de luz será reduzida. Com este valor que você economiza é perfeitamente possível pagar a prestação da nova geladeira.

Aí você se pergunta: por que eu não pensei nisso antes? Geladeira nova, meio ambiente livre da poluição, aquecimento da economia, enfim, tudo perfeito. Esse governo é mesmo uma mãe.

Nenhum comentário: