sábado, 7 de fevereiro de 2009

Chá verde?


Ele já é o queridinho das dietas de muita gente que busca emagrecer. Quase um milagre, o chá verde tem defensores que não só recomendam o uso, mas também argumentam em favor da bebida.

O chá verde é consumido há vários séculos, sendo mais conhecido no Oriente. Acredita-se que é originário da China e, mais tarde, teria sido levado ao Japão. Lá ele se popularizou de tal forma que se tornou a bebida mais consumida no país, à frente de refrigerantes e bebidas alcoólicas.

O chá verde é feito a partir da erva Camellia Sinensis e tem esse nome porque suas folhas sofrem pouca oxidação, permanecendo com a cor original.

Nos últimos tempos, tem-se falado sobre outros benefícios do chá verde, como o combate ao envelhecimento precoce e até contra o câncer.

Entretanto, uma pesquisa da Sociedade Americana de Hematologia acaba de ser divulgada alertando para os riscos do consumo da bebida.


Alguns componentes do chá verde podem, segundo o estudo, anular os efeitos de um medicamento utilizado no tratamento de pacientes com mieloma múltiplo (um tipo de câncer que ataca os ossos) e linfoma.

Essa notícia confronta, inclusive, o que muitos especialistas acreditavam ser verdade. O chá verde era receitado, em alguns casos, por agir contra os efeitos desagradáveis da quimioterapia.

Na dúvida, o melhor mesmo é, antes de iniciar qualquer dieta, consultar um médico. E essa ressalva vale, inclusive, para os tratamentos tidos como “naturais”. É a sua saúde que está em jogo.


2 comentários:

Anônimo disse...

cada vez o blog nos surpreende mais. Obrigado pelas informações.
Parabéns

Anônimo disse...

Anônimo,

Seu comentário nos motiva a continuar escrevendo. Isso mostra que estamos no caminho certo.

Obrigado pela visita; e volte sempre!
-----------------------
Karin Gusso e Ronan Pierote