domingo, 22 de fevereiro de 2009

Bioplastia?


Já ouviu a expressão "descansar trabalhando"? É o que faz a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, em Pernambuco. Enquanto desfruta do carnaval em meio aos foliões, aproveita para antecipar a campanha presidencial de 2010.

Ela visita o comércio da região, passeia pelas ruas, carrega criancinhas no colo, tira fotos, enfim, faz tudo aquilo que se espera de um político em campanha.

E, agora, Dilma exibe o novo visual, resultado de uma bioplastia realizada em Porto Alegre. A ministra, que tem 61 anos, passou pelo procedimento no fim do ano passado e se diz contente com os elogios que tem recebido.

A bioplastia é um procedimento semelhante a uma cirurgia plástica, porém menos invasivo. É bastante utilizado para amenizar rugas, aumentar o bumbum, o queixo, realçar as maçãs do rosto e até aumentar o pênis.


Com uma seringa, o médico injeta um produto derivado do plástico - o polimetilmetacrilato - mais conhecido como PMMA. O material é constituído de microesferas de acrílico dispersas em um gel. As esferas de acrílico são permanentes, enquanto o gel é absorvido com o tempo. O tratamento é simples e o paciente volta para casa no mesmo dia.

O PMMA é liberado pela Anvisa, porém com algumas restrições, afinal o produto permanece para sempre no organismo. A substância deve ser aplicada em regiões específicas e em pequenas quantidades.

Especialistas apontam as vantagens da bioplastia e também os riscos da técnica. Tanto a forma quanto o volume do local onde o produto é aplicado permanecem os mesmos com o passar do tempo.

O tratamento é mais barato que uma cirurgia plástica e, se for necessário, pode ser aplicada mais quantidade no mesmo local.

Em contrapartida, se a injeção atingir um vaso sanguíneo, pode causar embolia, ou seja, a obstrução do vaso. Outra desvantagem é o fato de a aplicação ser irreversível; isso quer dizer que o paciente não tem como desistir do procedimento. Se pra ganhar alguns votos é preciso ficar mais bonita, qual o problema, não é mesmo, Dilma?

Nenhum comentário: