quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

ANP?


Antes de começar, é bom esclarecer que não se trata da nossa Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, já explicada aqui.

A ANP de que falamos dessa vez é a Autoridade Nacional Palestina, que ontem libertou presos do grupo islâmico Hamas, na Cisjordânia.

A atitude aconteceu poucas horas depois de o Hamas anunciar que vai ao encontro no Cairo, que tem como objetivo reconciliar as duas facções rivais palestinas, Hamas e Fatah.

A rivalidade entre as facções, que já é antiga, está dividida entre o movimento islâmico Hamas, que controla a Faixa de Gaza, e o grupo palestino Fatah, que controla a Cisjordânia, e da qual faz parte o presidente da ANP, Mahmoud Abbas.

A ANP é uma organização criada, por meio de um acordo entre Israel e a Organização pela Libertação da Palestina (OLP), para ser um governo de transição até que o Estado palestino se torne independente.


O acordo, firmado em 1993, previa que a ANP existisse somente até o ano de 1999, quando o conflito na região deveria estar resolvido, o que não aconteceu.

Em 2006, eleições deram vitória ao Hamas, mas não foram bem aceitas pelos Estados Unidos, União Europeia e Israel; na visão destes países o grupo é tido como terrorista.

Enquanto a questão não é resolvida, os palestinos sofrem com o boicote econômico e o Hamas é pressionado para reconhecer o direito de existência do Estado de Israel. A reunião, que começa amanhã no Egito, pode ser mais uma chance para o avanço do processo de paz no Oriente Médio. É esperar pra ver.

Nenhum comentário: