quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Marmota?


Já é uma tradição que acontece há mais de um século, embora no Brasil muita gente não faça a mínima ideia do que isso representa.

Aliás, para nós brasileiros, marmota é sinônimo de desajeitado, lerdo, bagunçado. Mas nos Estados Unidos e Canadá o roedor tem uma função muito especial, tanto que há, inclusive, o Dia da Marmota - em inglês, Groundhog day.

Todos os anos, no dia 2 de fevereiro, a marmota de Punxsutawney, no estado da Pensilvânia, faz seu prognóstico sobre o fim do inverno.

Phil, como é chamado o animal, sai da toca e, dependendo do seu comportamento, conclui-se quanto tempo falta para a primavera chegar.

Se ao sair da toca o dia estiver nublado, a marmota deixa o abrigo e dá por encerrado o inverno. Isso significa que a estação terminará mais cedo.

Porém, se a marmota deixar a toca e se assustar com a própria sombra por causa do sol, ela volta para o abrigo e permanece hibernando mais seis semanas. E foi o que aconteceu este ano; portanto o frio deve continuar por mais algum tempo.

A tradição centenária remonta aos imigrantes alemães, que observavam as marmotas para escolher a melhor data para o plantio.


As marmotas parecem com esquilos, mas são um pouco maiores. Elas vivem em tocas e utilizam o local para hibernar durante seis ou sete meses do ano.

São animais herbívoros e se alimentam das ervas encontradas próximas às suas tocas. As marmotas vivem, geralmente, em pequenas colônias e entre seus predadores naturais estão os gaviões, águias e falcões.

Desde 1886, os membros do Clube da Marmota se reúnem para ver o animal fazer a previsão. Quando uma marmota morre ou fica doente, é substituída e recebe o mesmo nome: Phil.

A tradição ficou mais conhecida no restante do mundo por conta do filme "Feitiço do Tempo", lançado em 1993, que conta a história de um repórter que é escalado para cobrir a festa do Dia da Marmota.

Nenhum comentário: