segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Dekassegui?


Há 100 anos, completados em junho do ano passado, o Brasil via desembarcar no Porto de Santos mais de 700 japoneses, na viagem que foi considerada o marco da imigração japonesa.

Recém-chegados, os imigrantes foram para as fazendas de café no interior de São Paulo e, aos poucos, tentaram a sorte em outros estados.

Já adaptados ao novo continente, os japoneses criaram vínculos, tiveram filhos e adotaram o Brasil como seu novo lar.

Mas o tempo passou e, em meados da década de 1980, a economia brasileira enfrentava problemas. Ao mesmo tempo, no Japão, o crescimento econômico despertava o interesse de muitos brasileiros nikkeis.

Os nikkeis são os descendentes de japoneses que nasceram fora do Japão, ou os japoneses que vivem regularmente no exterior.

Foi aí que o fluxo migratório se inverteu, dando origem ao fenômeno dekassegui, que leva milhares de brasileiros ao Japão, à procura de melhor remuneração no trabalho.

E é justamente o que significa o termo "dekassegui", isto é, pessoas que deixam sua terra natal para trabalhar temporariamente em outras regiões.


A expressão não se refere somente a brasileiros, mas aos próprios japoneses que saem do interior rumo aos grandes centros a trabalho.

E o que era, até pouco tempo, a possibilidade de realização de um sonho para alguns, agora passa a ser um pesadelo para outros.

Diante da crise financeira que afeta o mundo todo, os dekasseguis brasileiros também foram prejudicados na onda de demissões por que passa o Japão.

A reação, ocorrida ontem, foi uma manifestação no centro de Nagóia, capital da província de Aichi, onde estão cerca de 70 mil brasileiros.

Os protestos reuniram mais de 1.500 pessoas, que exigem direitos trabalhistas, pedem a atenção do governo japonês às questões de moradia, educação, além, é claro, da manutenção do emprego.

Muita gente já considera a possibilidade de voltar ao Brasil, mesmo antes de fazer o tão sonhado “pé de meia”. A vida de dekassegui, que já não era fácil, ficou ainda mais complicada.



Nenhum comentário: