sábado, 28 de fevereiro de 2009

Cão d'água português?


Sasha e Malia ainda devem aguardar um pouco mais antes de conhecer a nova mascote da família. É que está previsto para abril o nascimento do filhote de cão d'água português que vai morar na Casa Branca.

O novo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, havia prometido às filhas, no fim do ano passado, um cachorro; além do que, esta é uma tradição entre os presidentes americanos.

No início foram cogitadas diversas raças e havia um ponto em comum: o cãozinho deveria vir de um abrigo, de acordo com pesquisas de opinião.

O leitor que chegou até aqui deve estar se perguntando: "que importância tem isso?", e com toda razão. O fato de escolher entre centenas de raças ou mesmo por um vira-lata pouco importa, mas a decisão pode ter, sim, muita relevância.

Isso porque a escolha do animal de estimação dos Obama deve - e certamente vai - influenciar milhares - ou quem sabe até milhões - de pessoas em todo o mundo a fazer o mesmo. Está deverá ser a nova "raça da moda" e isso pode trazer consequências negativas.


Muita gente, tomada pela empolgação do momento, pode adquirir um filhote da raça e, mais tarde, se dar conta de que a escolha foi impulsiva. Essas mesmas pessoas se esquecem de que o filhote cresce, fica doente, precisa de cuidados, enfim, é também uma nova despesa a ser contabilizada.

Resultado: cães abandonados nas ruas sendo vítimas de maus tratos e entregues à própria sorte.

Por enquanto, só se fala nos preparativos para a chegada da mascote. Quem são os pais, para quando está previsto o nascimento, de onde virá, entre outras preocupações.

A justificativa da escolha da raça é mais um atrativo, quase um comercial de TV. O cão d'água português é um excelente cão de guarda, bom companheiro, dócil, obediente e adora crianças.

Além disso, é uma raça hipoalergênica (mais essa!), ou seja, os cães não trocam os pelos, reduzindo o risco de uma crise, visto que a filha mais velha, Malia, tem alergia a animais.

Consciência
Se você não mora na Casa Branca e, mesmo assim, deseja muito ter um animal de estimação, pense bem antes de adquirir um. Cães vivem, em média, 15 anos, precisam de cuidado e atenção, além de alimentação adequada.

Os abrigos de animais abandonados estão cheios deles à espera de um novo dono. Sim, porque quem gosta realmente de animais não se importa se eles têm ou não raça definida e nem de onde vêm.

Nenhum comentário: