quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Licenciatura ou bacharelado?

Começo do ano, novos planos, expectativas. Para muitos jovens, o novo ano pode marcar a escolha de uma carreira e é importante estar preparado.


Na hora de escolher um curso de graduação são levados em conta gostos, afinidades, conhecimentos sobre a área, enfim, tudo o que possa direcionar o novo caminho a ser seguido.

Depois de escolhido o curso, alguns ainda têm de definir entre licenciatura e bacharelado. Mas qual é a diferença?

Ao contrário do que muitos podem pensar, esta é uma decisão importante e que vai determinar o futuro da profissão.

Entre as principais características da licenciatura estão as técnicas que ensinam como transmitir o aprendizado, ou seja, tornam o estudante apto a desenvolver um trabalho como professor.

Os cursos de licenciatura têm duração de quatro ou cinco anos, nos quais o aluno estuda, entre outras disciplinas, assuntos relacionados à didática, psicologia e filosofia, fundamentos da política educacional, gerenciamento e avaliação do aprendizado, além de fazer estágios em escolas, colocando em prática as habilidades aprendidas na faculdade.


Já no bacharelado a formação é voltada para o mercado de trabalho, capacitando o profissional para o desenvolvimento de uma atividade específica em uma área de atuação.

Os cursos de bacharelado têm duração de quatro a seis anos, dependendo da habilitação. Eles possibilitam que os graduados entrem numa carreira pública, ou sejam profissionais liberais, abrindo suas próprias empresas.

Assim como os cursos de bacharelado, a licenciatura permite ao aluno continuar a sequência acadêmica, como pós-graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Também é possível, em alguns cursos, optar pelas duas modalidades e se formar tanto em licenciatura quanto em bacharelado, ou seja, obter dupla certificação.

Pedagogia, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Artes e Educação Física são alguns exemplos de cursos de licenciatura, que formam professores aptos a lecionar no Ensino Infantil, Fundamental e Médio.

Importante

Originalmente, o licenciado também podia ser professor em universidades, mas, atualmente, é impedido pela nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

Apenas os cursos ligados a alguma área tradicional do conhecimento, como, por exemplo, o curso de Letras, permitem a obtenção de tal diploma; ou ainda cursos ligados a alguma atividade artística, como o de Educação Artística, que licencia seus diplomados a serem professores de artes em geral.

Nenhum comentário: