sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Papanicolau?



Prevenir o câncer de colo do útero. Esse é o principal motivo pelo qual as mulheres devem fazer o exame de papanicolau.

Ele é feito no consultório, considerado um exame simples e realizado em poucos minutos. A paciente fica deitada em uma cama especial e o médico colhe amostras de secreção do colo do útero.

Para que não haja muito desconforto, recomenda-se que a mulher fique relaxada durante o procedimento. O material coletado é enviado a um laboratório e, posteriormente, analisado.


Além da prevenção do câncer, o exame também pode detectar doenças sexualmente transmissíveis. É importante saber que mulheres devem fazer o exame assim que iniciam a vida sexual, ou, no caso de mulheres virgens, no máximo a partir dos 21 anos.

O câncer de colo do útero é, atualmente, o mais comum entre as brasileiras. É importante que o papanicolau seja repetido anualmente até os 30 anos e, após isso, a cada dois anos.

O exame está disponível gratuitamente em qualquer unidade de saúde e, também, em faculdades de Medicina do país. O câncer de colo uterino pode matar, mas é totalmente curável se diagnosticado precocemente.

O nome "papanicolau" é uma homenagem ao criador do exame, o dr. George Papanicolau, que deu início à prática em 1940.

Tão importante quanto diagnosticar o câncer é determinar o risco de a mulher vir a desenvolver a doença, e é justamente isso que o exame faz.


Nenhum comentário: