sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Serasa?


É difícil precisar quando o homem começou a praticar a compra "fiada", ou seja, para o pagamento posterior, mas deve ter sido na mesma época em que o comércio passou a ser difundido. Vários são os motivos que levam uma pessoa a comprar um produto a prazo, financiado ou parcelado, desde a falta de dinheiro até a velha e conhecida, comodidade.

Antigamente, era comum vender fiado porque, geralmente, o comerciante conhecia o cliente e, dessa maneira, ficava mais fácil cobrar a dívida. Além do mais, foi-se o tempo em que o caráter e a honestidade da pessoa valiam mais que qualquer papel assinado.

É por este e outros motivos que foram criadas instituições que fornecem informações sobre o histórico de compras de uma pessoa ou empresa, antes de fornecer crédito.

A Serasa é uma destas empresas onde estão armazenados dados cadastrais que mostram a inadimplência, ou seja, o não pagamento de dívidas de pessoas físicas e jurídicas. Criada em 1968 a Serasa é uma empresa privada, cujas informações são fornecidas a bancos e ao comércio em geral. O termo Serasa não constitui uma sigla e, portanto, não há significado.


Existem outras empresas que fazem o mesmo trabalho, como o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). A diferença básica entre elas é que o SPC é mantido por associações comerciais, enquanto a Serasa por instituições financeiras.

Além de prestar informações sobre empresas e pessoas, a Serasa realiza pesquisas a respeito da inadimplência em todo o país. Segundo dados divulgados pela instituição, a inadimplência das empresas caiu 2,9% de janeiro a agosto, se comparado ao mesmo período do ano passado. Confrontando os meses de agosto de 2007 e 2008, a queda é de 8,1%.

A redução é, de acordo com a Serasa, resultado do bom desempenho das vendas e da produção do mercado interno. O principal motivo da inadimplência das empresas é o protesto de títulos - quando quem concede o crédito protesta o débito em cartório - com 42% do total. Cheques devolvidos vêm em segundo lugar, com 38,8% e dívidas com bancos em terceiro, com 19,2%.

Saiba aqui de que forma seu nome pode ser incluído na Serasa e o que fazer quando isso acontece.

2 comentários:

Anônimo disse...

PREZADOS, NADA SURGE DO ACASO... A PALAVRA "SERASA" É UMA SIGLA SIM, E SIGNIFICA: Serviços de Assessoria Sociedade Anônima. ERA UMA EMPRESA DE ASSESSORIA, QUE MAIS TARDE PASSOU A SER CHAMADA DE: CENTRALIZADORA DE SERVIÇOS BANCÁRIOS. ESPERO TER CONTRIBUIDO COM A NOSSA CULTUTA...

Resta Saber disse...

Anônimo,
Muito obrigado pela contribuição. Nem a própria instituição revela esse detalhe.
------------
Ronan Pierote