segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Al-Qaeda?


Depois dos atentados terroristas em 2001, nos Estados Unidos, o mundo vive sob tensão. E não é para menos. Homens, mulheres e carros-bomba se tornaram comuns e pessoas inocentes, o alvo desses ataques.

Além de civis os atentados são arquitetados contra alvos militares e instituições em todo o mundo. Não se tem certeza da autoria de todos os ataques, mas se atribui à Al-Qaeda, além dos atentados de 11 de setembro ao World Trade Center e ao Pentágono, o ataque ao metrô de Londres, em julho de 2005.

Dessa vez, um hotel no Paquistão foi o alvo escolhido pelos terroristas. Um caminhão-bomba explodiu neste sábado (20) no local, deixando mais de 50 mortos e, aproximadamente, 260 feridos. Entre eles muitos estrangeiros e, embora ninguém tenha assumido a autoria do ataque, autoridades locais suspeitam do envolvimento de grupos ligados à Al-Qaeda e ao Taleban.

É muito comum grupos terroristas gravar vídeos assumindo o feito e, logo em seguida, enviar à redes de televisão ou internet para que se tornem públicos.


A Al-Qaeda é uma organização fundamentalista islâmica, ou terrorista, sob o ponto de vista ocidental, criada no fim dos anos 1980 por Osama Bin Laden. O termo Al-Qaeda significa "A base" em árabe e os seguidores do movimento pregam a "guerra santa".

Entre mitos e fatos relacionados ao terrorismo, a realidade é que pouco se sabe sobre as intenções de organizações, como a Al-Qaeda. Porém é certo que petróleo, armas e poder estão muito mais ligados aos propósitos do terrorismo, do que simples questões religiosas.

Autoria

Entre os ataques mais recentes assumidos pela Al-Qaeda estão:

Junho 2008 - Atentado suicida contra a Embaixada da Dinamarca em Islamabad. Seis pessoas morreram e 35 ficaram feridas.

Fevereiro 2008 - Ataque contra a Embaixada de Israel em Nuakchott, na Mauritânia. Pelo menos cinco pessoas ficaram feridas.

Janeiro 2008 - Carro-bomba explode em uma delegacia de polícia na Argélia. Quatro pessoas morreram e outras 20 ficaram feridas.

Dezembro 2007 - Atentados suicidas contra a sede de um órgão da ONU, em Argel (capital da Argélia). Pelo menos 60 mortos e mais de 150 feridos.

Setembro de 2007 - Ataque suicida em uma reunião na cidade de Baquba, no Iraque. Pelo menos 30 pessoas morreram, entre elas policiais e autoridades.

Nenhum comentário: