segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Restituição do Imposto de Renda?


Abrem hoje as consultas ao quarto lote do Imposto de Renda 2008. Mais de um milhão de contribuintes têm direito à restituição e os valores pagos pela Receita Federal somam R$ 1,2 bilhão.

A restituição do Imposto de Renda é a devolução do dinheiro que o contribuinte pagou a mais de impostos. Isso acontece porque, ao fazer a declaração anual, o contribuinte acaba informando valores que não precisariam entrar na conta.

Essas quantias são consideradas dedutíveis, como por exemplo, despesas médicas, pagamento de pensão alimentícia e despesas com educação.


Se elas forem comprovadas, o contribuinte recebe o que foi pago em excesso. A restituição é paga em sete lotes, entre junho e dezembro, mas, por alguns motivos, isso pode demorar a acontecer. "Cair na malha fina" é uma das situações que pode retardar esse processo. O que fazer nesse caso?

A Receita Federal tem prazo de até cinco anos para pagar a restituição e, nesse período, não é obrigada a informar a data de recebimento para o contribuinte. As consultas podem ser feitas pela Internet, na página da Receita, ou pelo telefone 146.

É comum receberem primeiro aqueles que enviaram a declaração com antecedência, sem erros ou omissões. A restituição fica disponível no banco por um ano e, caso o contribuinte não concorde com o valor recebido, ele deve sacar o dinheiro e depois reclamar à Receita. Rezar também ajuda.

Nenhum comentário: