sábado, 4 de abril de 2009

Mamografia?


Ela não é a única, mas uma das mais eficientes formas de detecção do câncer de mama. Mesmo assim, mais de 30% das brasileiras, entre 35 e 65 anos, nunca a fizeram, seja por falta de hábito, preguiça ou mesmo desinformação.

Trata-se da mamografia, exame clínico realizado tanto de forma preventiva, quanto de diagnóstico (quando há suspeita de alguma alteração). É uma radiografia especial feita em um aparelho chamado mamógrafo e cuja eficiência supera outros exames.

É possível, por meio da mamografia, detectar o câncer em estágio inicial, até dois anos antes de ele ser palpável. No exame, a mama é comprimida no aparelho para que seu achatamento possibilite a redução das doses de raios-X, a uniformização dos tecidos, além de manter a mama imóvel.


De acordo com a mesma pesquisa que apontou o percentual de mulheres que nunca se submeteram à mamografia, 80% das entrevistadas citaram o autoexame como forma de detecção de câncer de mama, enquanto 12% responderam ultrassonografia e toque médico. Apenas 47% se lembraram da mamografia.

A mamografia é indicada, principalmente, para mulheres acima dos 40 anos e deve ser feita anualmente. Nem por isso a mulher, a partir dos 15 anos, deve deixar de fazer o autoexame das mamas mensalmente. O período ideal é sete dias depois do início da menstruação, quando as mamas estão mais flácidas e indolores.

Vale lembrar que o autoexame não substitui a mamografia e é imprescindível procurar um médico para orientação.

Nenhum comentário: