domingo, 12 de abril de 2009

Cicloturismo?


Eles estão organizados em clubes e espalhados pelo mundo todo. São praticantes de um esporte pouco divulgado, mas com um número cada vez maior de adeptos. A razão de ser pouco conhecido é simples: não se trata de uma competição; portanto não há vencedores, medalhas ou premiações.

O cicloturismo é, antes de tudo, uma modalidade esportiva voltada ao lazer. De acordo com praticantes, é a integração entre homem e natureza da forma mais literal possível, ou seja, montado em uma bicicleta e em contato direto com o sol, vento, chuva, enfim, todas as mudanças climáticas.

No início podem ser pequenos passeios – até mesmo para que se adquira condicionamento físico –, que, com o tempo, se tornam grandes viagens. O cicloturista geralmente segue um roteiro, com os locais por onde vai passar previamente definidos, e prefere estradas alternativas (de terra) em vez de rodovias movimentadas.


Mas isso não quer dizer que não passem por estes caminhos. O objetivo de quem pratica o esporte é, além de manter contato com o meio ambiente, conhecer pessoas e culturas diferentes. As viagens são feitas em grupo ou individualmente e podem durar um fim de semana, alguns dias ou até meses.

Há empresas de turismo que oferecem passeios de travessia entre estados, com roteiros que incluem praias desertas, cachoeiras, trilhas em florestas, entre outros.

No Brasil, os adeptos do cicloturismo preferem bicicletas mais resistentes (mountain bikes) por causa dos terrenos acidentados que podem encontrar no caminho. Para quem se animou e tem vontade de participar de atividades como esta vale a pena conferir algumas dicas no site do Clube de Cicloturismo.

2 comentários:

Anônimo disse...

agradeço,por ter tirado minhas dúvidas,texto bem objetivo,bem suscinto

Resta Saber disse...

Anônimo,

Nós é que agradecemos a visita. Volte sempre!

-------------------
Karin Gusso e Ronan Pierote