quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Hiperplasia atípica?


Maior causa de mortes entre as mulheres brasileiras. Temido tanto por causa da grande incidência quanto pela deformação que pode acarretar.

O câncer de mama não tem causa definida, e sim uma série de fatores que, somados, podem levar ao seu aparecimento.

Um destes fatores que podem aumentar as chances de desenvolver um câncer de mama foi revelado em estudo recente.

A hiperplasia atípica é um tipo de doença benigna da mama que pode aumentar em quase seis vezes o risco de mulheres jovens terem câncer de mama.

Isso pode acontecer mesmo que não haja histórico familiar da doença. O desafio dos pesquisadores é entender por que as mulheres jovens têm taxas de sobrevivência piores e risco maior de o câncer voltar, quando comparadas às mulheres mais velhas.

A hiperplasia atípica é caracterizada pelo crescimento anormal de células benignas, mas bastante atípicas e que, algumas vezes, podem definir um estado pré-maligno.


Fatores de risco

O histórico familiar responde por 10% dos casos de câncer de mama. Se algum parente de primeiro grau (mãe ou irmã) já foi acometido antes dos 50 anos, a chance é maior.

A idade avançada, a menstruação precoce e a menopausa tardia também são consideradas fatores de risco.

Além disso, o fato de a mulher ter a primeira gravidez após os 35 anos ou mesmo não ter filhos, constituem agravantes.

Por isso, é sempre recomendado que as mulheres façam o auto-exame, o exame clínico das mamas, além da mamografia. O câncer de mama tem cura, principalmente se diagnosticado e tratado na fase inicial.

Nenhum comentário: