sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Defesa Civil?


As chuvas que assolam Santa Catarina trouxeram destruição, prejuízo e mortes. Milhares de pessoas estão desabrigadas e muitas, ainda, desaparecidas.

A solidariedade das pessoas nessa hora é, sem dúvida, maior que qualquer ação negativa que alguém tente promover.

Não se pode condenar os saques a lojas e supermercados - até porque fica difícil definir o real sentido da palavra diante do ocorrido - porque só quem experimenta tal situação é capaz de entender atitudes extremas.

O problema é que enquanto pessoas com boas intenções tentam amenizar os efeitos da tragédia e ajudar as vítimas das enchentes, outras, mal-intencionadas, se aproveitam da desgraça alheia para ironizar e fazer piada com a situação ou, o que é pior, aplicar golpes.

A Defesa Civil de Santa Catarina alerta sobre ação de golpistas que, pela Internet, enviam mensagens falsas, divulgando números de contas bancárias para depósitos de doações em dinheiro.

As contas oficiais para depósito de ajuda são divulgadas pelo site da Defesa Civil em www.defesacivil.sc.gov.br


A Defesa Civil tem um papel fundamental em momentos de desastre, tanto na prevenção como no socorro e assistência às vítimas, além dos trabalhos de recuperação posteriores ao incidente.

No Brasil, o surgimento da Defesa Civil coincide com participação do país na Segunda Guerra Mundial, quando navios de passageiros afundaram em nosso litoral, culminando na morte de dezenas de pessoas.

A Defesa Civil é uma organização do governo federal, cuja hierarquia é dividida entre diversos órgãos. O órgão superior é o Conselho Nacional de Defesa Civil e a partir dele estão o órgão central - Secretaria Nacional de Defesa Civil - os órgãos regionais, estaduais, municipais e setoriais.

Ela orienta a população sobre como agir diante das várias catástrofes naturais que podem acontecer, como vendavais, geadas, incêndios florestais, deslizamentos, raios e tempestades, granizo e tornados.

No caso de inundação, a exemplo do que aconteceu em Santa Catarina, as recomendações são as seguintes:

- Antes de tudo, salve e proteja sua vida, a de seus familiares e amigos. Se precisar retirar algo de sua casa, após a inundação, peça ajuda à Defesa Civil ou ao Corpo de Bombeiros;

- Avise imediatamente ao Corpo de Bombeiros ou Defesa Civil sobre áreas afetadas pela inundação;

- Desconecte os aparelhos eletrônicos da corrente elétrica para evitar curtos circuitos nas tomadas;

- Feche o registro de entrada da água;

A verdade é que nunca se está preparado para viver um desastre, por mais que se conheça toda e qualquer recomendação.

Contudo, se é verdade que se aprende com as experiências, boas ou más, que os catarinenses tenham força para se reerguer o mais breve possível.

Nenhum comentário: