terça-feira, 29 de julho de 2008

Satiagraha?




Do começo do ano até agora mais de 120 operações foram realizadas pela Polícia Federal e, nos últimos cinco anos, muitas ficaram famosas. Anaconda, Dominó, Sanguessuga, Navalha e a mais recente e polêmica, Satiagraha.

A operação contra corrupção e lavagem de dinheiro ganhou destaque quando foi decretada a prisão dos envolvidos, no início de julho, entre os quais estão incluídos nomes conhecidos como os do banqueiro Daniel Dantas, dono do Grupo Opportunity, do ex-prefeito de São Paulo, Celso Pitta e do empresário e investidor, Naji Nahas.

Foi aí que o termo Satiagraha ganhou os noticiários. Satyagraha, com “y” em sânscrito, significa “busca da verdade” de forma pacífica, não-violenta e foi usado por Gandhi na campanha pela independência da Índia.

A Polícia Federal, responsável por exercer a segurança pública do país, realiza ações ligadas a crimes contra a ordem política e social, além de prevenir e reprimir outras práticas ilegais.

As operações da PF, desde 2003, passaram a ser nomeadas, com o objetivo de tornar mais fácil e rápida a identificação dos trabalhos pelos próprios policiais.

Quem escolhe os nomes são, em sua maioria, os responsáveis pelas investigações e, apesar de não haver critério específico, a preferência está relacionada, invariavelmente, ao contexto da operação.

Contudo, devido aos desdobramentos da operação com as constantes prisões e solturas dos acusados, associada à capacidade que o brasileiro tem de rir da própria desgraça, a operação ganhou o apelido de solta e agarra. E cá pra nós, se o contexto realmente influencia a escolha do nome, não resta dúvida que a alcunha cabe melhor.

Nenhum comentário: