sábado, 31 de janeiro de 2009

FAT?


É impossível, ou pelo menos inevitável, falar de economia, dinheiro, crédito, sem falar em crise financeira. A boa notícia, que beneficia principalmente aposentados e pensionistas, é o aumento do salário mínimo.

A partir de amanhã, o mínimo passa a valer R$ 465, um aumento real de pouco mais de 6%. Não é o ideal, mas, diante das circunstâncias atuais, o melhor é se contentar.

Como vimos nos últimos meses, o governo adotou uma série de medidas para incentivar o consumo, como a redução do IOF para a compra de motos e do IPI para carros populares.

Com isso, a venda de carros usados diminuiu consideravelmente e deixou o setor enfraquecido.

Agora, o governo quer aquecer o mercado de usados criando uma linha especial de financiamento. Para isso, deve ser utilizado dinheiro do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).


Normalmente, os recursos do FAT são direcionados para investimentos ou capital de giro. A principal fonte de dinheiro do FAT é composta pelas contribuições para o PIS (Programa de Integração Social).

A criação da linha de financiamento depende da aprovação do Conselho Diretivo do FAT, e deve ser operada pelo Banco do Brasil a uma taxa de juros bem menor que a praticada atualmente, de cerca de 1,8% ao mês.

Mais uma vez, estimula-se o consumo desenfreado com atrativos momentâneos. E durante a empolgação ninguém se lembra de comentar sobre a estabilidade no emprego.

Continue lendo…

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

CNI?


Se antes eram só perspectivas e projeções, agora é realidade e cada vez mais próxima. A crise financeira já tira o sono de muita gente e preocupa especialistas.

Uns falam em meses, outros já esperam anos de recessão até que tudo volte ao normal. Pesquisa divulgada ontem pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelou dados alarmantes.

O quarto trimestre de 2008 teve o pior desempenho da produção industrial nos últimos dez anos, fechando em 40,8 pontos. Só pra ser ter ideia, um ano antes o indicador apontou 59 pontos.

Por serem exportadoras, a crise afetou primeiro as grandes empresas. Para os próximos meses acredita-se que as pequenas e médias comecem a sentir os efeitos da crise, afinal muitas delas são fornecedoras das grandes.


Acordos entre empresas e funcionários já começaram a ser feitos, como forma de evitar demissões. Mesmo assim, a indústria brasileira prevê queda no emprego nos próximos seis meses.

Para a CNI é hora de patrões e empregados entrarem em acordo e, se necessário, até uma flexibilização das regras trabalhistas, como, por exemplo, a redução da jornada.

Desde a sua fundação, em 1938, a CNI acompanha e enfrenta as dificuldades pelas quais o Brasil passou nas últimas décadas. Seja no pós-guerra, quando houve a necessidade de reerguer e equipar o parque industrial, seja nos anos 70 e 80, quando a indústria brasileira precisava de diversificação.

A CNI é a voz da indústria e atua para garantir a sua participação nas decisões políticas e sociais do país. E agora que a crise passou do plano teórico para o prático, resta acompanhar os desdobramentos e torcer para que ela vá embora logo.

Continue lendo…

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Sepse?


Há menos de uma semana o Brasil foi surpreendido pela morte prematura da modelo Mariana Bridi, vítima de uma infecção urinária que evoluiu para sepse grave.

Se você não sabe o que é sepse, saiba que não está sozinho. Um estudo realizado com 917 médicos em 21 hospitais brasileiros concluiu que só 27% deles sabem reconhecer a sepse.

Sepse é uma resposta inflamatória do organismo a uma infecção ou, de forma mais simples, o que se chama de infecção generalizada.

No Brasil morrem, por ano, cerca de 250 mil pessoas por essa doença. Isso acontece, principalmente, pela falta de preparo dos médicos em diagnosticar e tratar a sepse.


O segredo para o tratamento é o diagnóstico precoce, no qual o médico é capaz de reconhecer se a infecção pode evoluir para sepse.

Alguns sintomas podem ajudar a caracterizar um quadro de sepse, como febre, taquicardia, além, é claro, da infecção.

Quando há falência de algum órgão a sepse passa a ser mais grave e o último nível de gravidade é quando ocorre o choque séptico, ou seja, a pressão abaixa e o paciente não responde ao tratamento.

Não é obrigatório, mas, em alguns casos, se faz necessária a amputação de membros ou mesmo a retirada de órgãos.

Continue lendo…

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Código Florestal?


Sabe aquela desculpa do "eu não sabia", que muita gente usa depois de fazer coisa errada? Pois é, ela não pode ser usada quando se fala em devastação do meio ambiente.

Não é de hoje que vemos atitudes irresponsáveis serem cometidas, tendo como resultado catástrofes sem tamanho. São aquelas "queimadinhas" para limpar o terreno para o plantio e que acabam, invariavelmente, causando incêndios florestais de proporções gigantescas.

E se engana quem pensa que as discussões são travadas entre ambientalistas e fazendeiros. A briga avançou aos gabinetes e as trocas de acusações entre os ministros da Agricultura e Meio Ambiente se tornaram comuns.

Tudo isso acontece por causa do Código Florestal, que passa por exame no Congresso. De um lado, os ministros da Agricultura, Reinhold Stephanes e do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel; e do outro, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.

Minc, assim como os ambientalistas, defende as restrições ao desmatamento, com exigência de 80% de floresta nas propriedades rurais da Amazônia.

Stephanes e Cassel, junto com os ruralistas, querem permitir a derrubada de até 50%, principalmente porque a safra 2009 deve ser menor que a do ano passado.

Não é novidade ver os ânimos exaltados no governo. Em outubro de 2008, o ministro Carlos Minc já havia provocado mal-estar quando divulgou dados apontando o Incra como maior responsável pelo desmatamento no Brasil.


O Código Florestal existe desde 1934 e passou por diversas reformas e revisões nesse período. Suas leis são consideradas uma das mais modernas do mundo, o que fez com que, em 1996, o então presidente Fernando Henrique, pressionado por números assustadores sobre os desmatamentos, elevasse o percentual de Reserva Legal para os atuais 80%.

Sem fiscalização, pouco importa se são 80% ou 50%. A verdade é que, em todos esses anos, a Amazônia, as florestas brasileiras, enfim, todos nós, perdemos muito mais que isso. E continuamos perdendo, só resta saber até quando.

Continue lendo…

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Eclipse solar?


Ele não ocorre com tanta frequência e, por esse motivo, desperta a curiosidade e aguça a imaginação das pessoas há tanto tempo.

Se atualmente ele ainda é um mistério pra muita gente, imagine há milhares de anos quando não havia todo o aparato científico que o explicasse.

Ontem, o primeiro eclipse solar do ano pôde ser visto completamente no oeste da Indonésia e, parcialmente, em alguns países no sul da África e Austrália.

Em agosto de 2008, Canadá, Groenlândia, Rússia, Mongólia, China e Ártico foram presenteados com o eclipse total do Sol e o próximo está previsto para o dia 22 de julho.

O eclipse solar é um fenômeno que ocorre quando a lua passa em linha reta entre a Terra e o Sol. Neste momento, a sombra da lua passa sobre a superfície terrestre e encobre a luz do Sol.

Isso só acontece duas vezes por ano, quando a lua atravessa o plano orbital da Terra. Mas isso não é condição suficiente para que o eclipse aconteça. É preciso que a lua esteja, no caso do eclipse solar, na fase de lua nova.


O eclipse pode ser classificado como sendo total, quando a parte central do Sol é encoberta; parcial, quando a porção da superfície do Sol é encoberta; e anular, quando uma pequena parte do disco solar é vista em forma de anel. Isso tudo, claro, em relação ao observador que se encontra na Terra.

Cuidado

Não se deve olhar diretamente para o Sol no momento em que acontece um eclipse, principalmente quando há maior escuridão.

Acontece que a pupila, por causa da falta de luz, se dilata deixando que mais luz passe. O brilho da coroa solar que se forma fica visível e pode causar dano irreversível à retina.

Chapa de raio-X, filme fotográfico, óculos escuros ou qualquer outra invenção caseira não protegem os olhos e, portanto, não são formas seguras.

O que fazer

O melhor é projetar a imagem do sol. É só pegar dois pedaços de papelão, furar um deles com a ponta de um lápis e ficar de costas para o Sol.

Com uma das mãos segurar o papelão com o furo e o outro pedaço atrás dele. A luz passa pelo furo e projeta a imagem no papelão.

Existem, é claro, óculos especialmente desenvolvidos para isso, mas que não são fáceis de encontrar. Agora é só esperar o próximo eclipse e aproveitar.

Continue lendo…

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Diretas-Já?


Pode parecer óbvio pra muita gente e até o próprio nome sugere, mas a verdade é que poucos sabem o que realmente foi o movimento das Diretas-Já.

Para ser mais exato, poucos correspondem a 35% da população brasileira, representada em uma pesquisa do instituto DataFolha.

Assim como os outros temas relevantes da história nacional, a maioria das pessoas já ouviu falar das Diretas, tem conhecimento do assunto, mas não sabe explicar com exatidão.

Só por curiosidade, houve até quem respondesse se tratar do movimento pelo impeachment do presidente Collor.

Para que não restem dúvidas as Diretas-Já foi o movimento popular de luta pelo direito ao voto, que teve início em 1983, em um momento em que as eleições aconteciam por meio do voto indireto.


O deputado Dante de Oliveira propôs uma emenda constitucional defendendo eleições diretas em 1984, mas ela foi reprovada pelo Congresso.

A chance que o Brasil via de eleger um presidente civil depois de mais de 20 anos de opressão da ditadura militar foi descartada naquele momento.

Apesar de a mudança não ter acontecido de imediato, a campanha das Diretas-Já foi, sem dúvida, a precursora da redemocratização no país.

Quatro anos mais tarde, em 1988, foi aprovada a nova Constituição Federal e, já no ano seguinte, o Brasil realizou eleições diretas para presidente. Há 25 anos, direto do túnel do tempo.

Continue lendo…

domingo, 25 de janeiro de 2009

MSU?


A polêmica começou quando a Justiça Federal do Paraná obrigou uma faculdade a conceder bolsa do ProUni (Programa Universidade para Todos) a uma aluna.

O problema é que a estudante concluiu o ensino médio em escola particular, o que contraria as regras do programa, afinal somente estudantes vindos da rede pública podem concorrer à bolsa.

O juiz, no entanto, desconsiderou o critério, julgando que a mensalidade paga pela estudante tinha um valor muito baixo, além de ela ter provado que não poderia arcar com as mensalidades da faculdade.

Quem não gostou nada dessa história foi o Movimento dos Sem Universidade (MSU). Assim que soube do ocorrido, o MSU encaminhou uma representação à Advocacia Geral da União (AGU) contra a decisão da Justiça de beneficiar a estudante.

Para o movimento, a decisão pode abrir precedente para outros casos semelhantes.


O MSU surgiu em São Paulo na década de 1990, fruto de movimentos e lutas em defesa dos interesses estudantis.

Entre as bandeiras que o movimento defende estão o fim do vestibular, a criação de universidades populares e a democratização do ensino público superior.

O MSU se diz apartidário, apesar de ter alguns militantes com histórico de atuação no PT. O movimento também realiza um importante trabalho social, promovendo o pré-vestibular gratuito.

Continue lendo…

sábado, 24 de janeiro de 2009

Home care?


Cuidar de um doente não é tarefa fácil e não há dúvida de que o hospital é o lugar mais adequado para o tratamento. Lá estão os profissionais capacitados para lidar com o paciente, além dos equipamentos necessários para o atendimento.

Porém, para alguns tipos de paciente, o tratamento em casa pode trazer benefícios com um custo igual ou menor ao de uma internação.

O sistema home care, do inglês, pode ser traduzido como "cuidado em casa" e consiste no atendimento médico domiciliar.

Nele, o médico vai até a casa do paciente, o que substitui a internação ou realiza o monitoramento de pessoas portadoras de necessidades especiais e doenças crônicas.

Muitos médicos acreditam que este tipo de tratamento ajuda na recuperação do paciente, afinal os vínculos familiares são mantidos, além do que se evita a infecção hospitalar.


E isso foi comprovado por meio de pesquisa realizada no Reino Unido e Itália. O estudo feito com pacientes idosos com doença pulmonar revelou, após seis meses, que aqueles que optaram pelo home care tiveram o risco de morte menor do que os pacientes internados em hospitais.

É importante que os familiares tenham consciência de que o home care não significa que o paciente receberá visitas médicas esporádicas.

É necessário que um cômodo da casa seja equipado de acordo com as necessidades do doente, juntamente com o suporte de profissionais, como auxiliares de enfermagem, nutricionistas, fisioterapeutas, enfim, o que o médico autorizar.

Aliás, somente o médico é quem pode decidir sobre o home care, o que depende de cada caso. O mais importante, no entanto, é a família estar preparada para acolher e auxiliar no que for preciso.

Continue lendo…

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

CUT?

Uns gostaram, outros nem tanto. Como em todas as decisões tomadas pelo Copom, há sempre os que defendem uma queda radical da taxa Selic, enquanto os mais conservadores apostam na redução sutil.

Na última reunião do Copom, esta semana, ficou definida a taxa Selic em 12,75% ao ano, uma redução de um ponto percentual na taxa básica de juros.

Tanto a Fiesp quanto a Fecomercio-SP acreditam que o ideal seria algo em torno de 9%, mas acreditam que a atitude já representa um avanço.

A Central Única dos Trabalhadores (CUT), por meio de seu presidente Artur Henrique, aponta que a redução em um ponto percentual é insuficiente, mas esperava queda menor.

No mesmo dia em que foi anunciada a nova taxa de juros, manifestações promovidas pela CUT e outras centrais sindicais ocorreram em todo o país.


Os trabalhadores foram às ruas protestar contra as demissões e em favor da redução da Selic. Tudo isso acontece no momento em que milhares de profissionais perdem o emprego em consequência da crise financeira.

A CUT é uma organização sindical brasileira que tem como lema a defesa dos interesses da classe trabalhadora, pelo menos é o que pregam seus seguidores.

Entre os objetivos da central estão a organização e representação dos trabalhadores, do setor público e privado, por melhores condições de trabalho.

A CUT foi criada em 1983, em São Bernardo do Campo, São Paulo. É a maior central sindical da América Latina e a quinta maior do mundo.

Em tempos de crise, consumidores receosos compram menos, as vendas caem e, consequentemente, a produção diminui. Seguindo a lógica do raciocínio, o passo seguinte não poderia ser outro: demissões em massa, ou seja, desemprego.

Continue lendo…

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

DOF?


Não bastassem os desmatamentos que acontecem livremente por todo o país, em especial na região Norte, ainda temos de aceitar a estrutura de fiscalização precária que "toma conta" das nossas florestas.

Alguns problemas já são velhos conhecidos, como o do pequeno número de fiscais trabalhando, comparado a enorme área de florestas ameaçadas.

Mas, quem diria, a questão vai mais longe e diz respeito à gestão florestal, cujo sistema eletrônico apresenta falhas.

Isso mesmo, o sistema oficializado em 2006 pelo Ministério do Meio Ambiente e que deveria estar integrado desde abril de 2007, simplesmente não funciona.

O Documento de Origem Florestal (DOF) é o documento obrigatório para o controle do transporte de produto e subproduto florestal de origem nativa, inclusive o carvão vegetal.

Com ele é possível acompanhar a trajetória da madeira, desde a retirada da mata até a loja onde será comercializada.


No entanto, os estados do Pará, Mato Grosso, Rondônia e Maranhão escolheram outro tipo de rastreamento, diferente do DOF; e Minas Gerais não tem sistema eletrônico.

As divergências acontecem porque a União não pode obrigar que os estados usem o DOF, afinal a gestão florestal é de responsabilidade dos governos estaduais.

Já é difícil controlar o corte ilegal de árvores e a consequente destruição das florestas. E a dificuldade só aumenta com entraves burocráticos como este.

Continue lendo…

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Raiva humana?


A impressão que se tem ao tomar conhecimento de casos de raiva humana é de estar assistindo a um filme ou ouvindo alguma história fantasiosa.

O que ocorre é tão absurdo que fica difícil acreditar. No ano passado, mais precisamente em setembro, um adolescente de 15 anos contraiu a raiva humana após ter sido atacado por um morcego enquanto dormia.

Mais impressionante é o fato de o adolescente pernambucano estar curado da doença, mesmo a raiva sendo considerada mortal em quase 100% dos casos. Só pra se ter uma ideia, este é o primeiro caso de cura registrado no Brasil.

Ele permanece internado desde outubro, respira sem a ajuda de aparelhos, mas ainda se alimenta por sonda. Por enquanto, não há previsão de alta.


A raiva humana pode ser contraída por meio de mordida ou arranhadura de morcegos, cães, gatos, macacos, entre outros.

A doença é causada pelo vírus rábico, transmitido pelo animal infectado. O período de incubação varia de alguns dias até anos, mas, geralmente dura de 45 a 90 dias.

Os primeiros sintomas são ansiedade, insônia e, em seguida, paralisia muscular. Depois de um tempo os músculos respiratórios são afetados e a pessoa morre por asfixia.

Como já mencionado, pouquíssimas são as chances de sobrevivência depois que os sintomas aparecem. Por isso, qualquer pessoa ferida por um animal, mesmo que seja conhecido, deve procurar atendimento médico imediatamente.


Continue lendo…

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Braile?


O processo de aprendizagem convencional, no qual o aluno frequenta aulas na escola já é bastante complexo, tanto que são necessários pelo menos cinco anos para que alguém seja alfabetizado.

Agora, imagine passar por tudo isso sem o auxílio da visão. Ler com as mãos foi a maneira encontrada para que deficientes visuais pudessem ser mais independentes.

O sistema de leitura por meio do tato é conhecido como braile e tem este nome em homenagem ao seu criador, o frânces Louis Braille.

Braille perdeu a visão aos três anos, o que não o impediu de estudar. Aos 15 anos aperfeiçoou um método de leitura, baseado em relevos impressos em papelão.

O braile representa letras, números, sinais de pontuação, acentuação, entre outros. Cada um dos símbolos é representado por pontos em relevo.


O sistema chegou ao Brasil em 1856 e, desde então, auxilia crianças, jovens e adultos que nasceram cegos ou perderam a visão.

Mudanças

A nova reforma ortográfica, que entrou em vigor este mês, também trouxe mudanças para quem lê em braile.

Isso acontece porque as palavras em braile são escritas letra por letra, portanto cada hífen ou acento faz diferença no entendimento.

E não são poucas as pessoas atingidas por essa transformação. Estima-se, somente no Brasil, que existam aproximadamente 950 mil deficientes visuais, segundo a Organização Mundial da Saúde.

Continue lendo…

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

GPS?


Facilitar o trabalho é o lema da vida moderna, seja em casa, no emprego ou na escola. A rotina corrida de todos os dias obriga as pessoas a escolher maneiras mais rápidas e simples de resolver problemas.

Para um almoço mais rápido, comida congelada e micro-ondas; para a distância e saudade, Internet e webcam; para reuniões de trabalho, videoconferência. Estes são só alguns exemplos que podem ajudar a racionalizar o tempo, dando chance de aproveitar melhor horários livres.

Assim também faz o Sistema de Posicionamento Global, da sigla em inglês Global Positioning System ou, como é mais conhecido, GPS. Nada pior do que ter a sensação de estar sempre perdido, sem saber pra onde ir.


Ou, ainda, pedir informação, se perder, chegar atrasado, e tudo por não saber se localizar. Mas, para alívio de quem se sente assim, o aparelho de GPS tem sido a salvação.

Instalados em carros, celulares ou mesmo como acessório independente, o GPS chegou aos locais mais distantes. Cablocos da Amazônia estão mapeando áreas para conter o avanço do desmatamento e outros abusos, comuns nessas regiões.

Tudo funciona por uma rede de satélites que informa a exata localização em qualquer parte do planeta. A partir daí, é o fim dos desencontros, atrasos e consequente perda de tempo.

Continue lendo…

domingo, 18 de janeiro de 2009

UV?


Quase ninguém resiste à tentação de comprar óculos de sol na praia, em camelô ou mesmo em lojas de departamentos. Tem gente que nem é habituado a usar, mas no verão eles são praticamente obrigatórios.

Depois de passar protetor solar, colocar um boné ou chapéu parece que fica faltando alguma coisa e os óculos acabam sendo o último detalhe.

O que muita gente não leva em conta é o cuidado na hora de adquirir óculos escuros. O preço baixo e a comodidade de comprar em locais populares facilitam a compra errada, além do que o modelo de óculos acaba pesando na decisão.

E muita gente se engana se pensa que lente escura é sinônimo de proteção. Na hora de comprar é importante prestar atenção se a lente tem proteção UV.

A radiação é a energia que vem do sol e é distribuída em vários comprimentos de onda, que vão desde o infravermelho até o ultravioleta (UV).


Os raios ultravioleta são divididos em três categorias:

Raios ultravioleta C, que são os mais perigosos para a saúde, no entanto praticamente não alcançam a terra, sendo absorvidos pela camada de ozônio; raios B, principais causadores de câncer de pele; e raios A, responsáveis pelo bronzeado e consequente envelhecimento da pele.

Daí que se originam os termos bastante ouvidos quando se compra óculos de sol: com proteção UVA e UVB.

Lentes com essa proteção são mais caras e, por este motivo, os óculos adequados têm custo maior. Usar óculos sem proteção é mais prejudicial do que não usar nenhum óculos de sol.

Vale lembrar que as lentes não devem provocar distorções na imagem e o ideal é que a proteção seja de, no mínimo, 90%. Verifique sempre a certificação do Inmetro.

Apesar de os efeitos não serem imediatos, a longo prazo pode haver irritação, diminuição na percepção de detalhes, formação de catarata e, em casos mais graves, até câncer. Cuidar dos olhos é fundamental.


Continue lendo…

sábado, 17 de janeiro de 2009

Ketamina?


O uso de drogas é tão antigo quanto a própria humanidade. Mudam os nomes, as formas de consumir, mas a essência é a mesma. Proibidas, divertidas, perigosas, enfim, um sem-número de adjetivos que poderiam classificá-las.

Nem tão nova, mas pouco conhecida, uma droga preocupa especialistas. Só pra se ter ideia, hoje ela ultrapassa a cocaína na preferência de usuários britânicos.

A ketamina, special K, ou simplesmente K, é, na verdade, um tranquilizante para cavalos. Sua popularidade pode ser explicada pelo fato de que pode ser injetada, inalada, fumada ou ingerida.

Além disso, o preço é outro atrativo: custa metade do valor da cocaína. Pra piorar, usuários acreditam que a ketamina é mais segura que outras drogas. O fato é que em dois anos o consumo cresceu 10% no Reino Unido.


Origem

A ketamina foi produzida pela primeira vez em 1962, como um anestésico que agia diminuindo a dor. A partir da década de 1970 começou a ser usada em festas e, mais tarde, em raves.

Consequências

Entre os efeitos que provoca pode-se destacar alucinações, visão distorcida, dificuldade no controle de movimentos, amnésia euforia, além de náuseas e vômito.

Assim como outras drogas, a ketamina pode levar à dependência e quem injeta corre o risco de contrair hepatite C e/ou AIDS. Cada cabeça, uma sentença.

Continue lendo…

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Asilo ou refúgio político?


Esta semana termina com uma polêmica em torno da justiça brasileira. É sabido que o governo, por meio do ministro da Justiça, Tarso Genro, concedeu refúgio político ao ex-ativista italiano Cesare Battisti.

A fim de situar o leitor na história, expliquemos quem é Battisti. Acusado de quatro assassinatos na década de 1970, ele foi condenado à prisão perpétua na Itália. Fugiu para o Brasil em 2004, onde foi preso em 2007.

Atualmente está no presídio da Papuda, em Brasília, de onde pode sair a qualquer momento, agora que recebeu o status de refugiado político.

A notícia não foi bem recebida na Itália, tanto que o governo daquele país já pediu que o presidente Lula repense a concessão do refúgio. Lula, por sua vez, afirmou que a Itália pode não gostar da decisão, mas terá de respeitá-la.

Diferenças

Em meio a tantas confusões envolvendo estrangeiros vemos casos, como os de atletas ou artistas que aproveitam a oportunidade de estarem fora de seus países de origem para desertar e pedir ajuda ao governo local.

Apesar de o pedido ser feito com a mesma finalidade é importante entender que existem diferenças entre asilo e refúgio político.


A principal delas se deve ao fato de que o asilo é uma decisão política, enquanto o refúgio se aplica de maneira apolítica. Na prática, o asilo é empregado em casos de perseguição política individual e o refúgio quando a necessidade de proteção atinge mais pessoas, ou seja, tem caráter generalizado.

O asilo pode ser solicitado no próprio país de origem do indivíduo perseguido. Já o refúgio é admitido somente quando a pessoa está fora de seu país.

No caso de Batttisti a decisão foi tomada com base no Estatuto dos Refugiados, de 1951, e a Lei 9.474, de 1997, que prevê como motivo de refúgio “fundado temor de perseguição por motivos de raça (...) ou opinião política”.

Embora haja semelhanças entre refúgio e asilo, e a mais forte delas reside no fato de que protegem o indivíduo independentemente de sua nacionalidade, as instituições não devem ser tratadas como sinônimas.

Se a concessão de refúgio será ou não revogada ainda é uma incógnita, mas o fato é que na Itália os protestos já tomaram corpo. O vice-prefeito de Milão, por exemplo, propôs boicote aos produtos brasileiros contra a não extradição de Battisti.


Continue lendo…

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

ICMS?


Muitos ainda aproveitam as férias, principalmente as crianças, enquanto pais começam a se preocupar com a volta às aulas e a inevitável compra de material escolar.

Ano novo, cadernos, livros, lápis, canetas, enfim, tudo novo. E, em ano de crise, tudo parece mais difícil. Em comparação com o ano passado, a constatação é desanimadora: o preço aumentou e, para piorar, os impostos que incidem sobre o material escolar são altos.

Só para se ter uma idéia, em uma caneta os impostos representam quase metade (47,49%) do valor de mercado.

Entre os tributos cobrados na lista escolar estão o IPI, a Cofins e o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e prestação de Serviços (ICMS).

Como a própria sigla sugere o imposto é cobrado independente da venda do produto, basta que haja circulação. A diferença de cobrança se deve ao fato de que os Estados têm autonomia para estabelecer suas próprias regras.


O ICMS, assim como a maioria dos impostos, é repassado ao consumidor embutido no preço da mercadoria. A tributação ocorre de acordo com a essencialidade, ou pelo menos deveria ser.

Funciona assim: produtos essenciais como arroz, feijão, óleo, entre outros, têm cobrança de ICMS menor, enquanto os supérfluos, como cigarros, têm incidência maior de tributos.

Além de produtos, o ICMS incide sobre serviços de telecomunicação e transporte intermunicipais e interestaduais.

Continue lendo…

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Testosterona?


Você já parou pra pensar que o tamanho do seu dedo pode influenciar, positivamente, a sua carreira profissional?

Não é nada disso que você está pensando. Em primeiro lugar, vamos deixar claro que isso é válido somente para homens.

Então olhe para sua mão direita e compare os dedos indicador e anular. Se o anular for mais comprido, você tende a ser mais confiante, persistente, prefere situações arriscadas e está mais alerta (qualidades de quem lida com mercado financeiro).

A explicação, segundo cientistas que fizeram a pesquisa, está no nível de testosterona. A quantidade do hormônio a qual uma pessoa foi exposta quando estava no útero pode ser verificada no tamanho do dedo anular.


Como consequência dessa superexposição estão maiores lucros no mercado financeiro. Vale lembrar que a pesquisa foi feita com operadores do mercado de Londres.

A testosterona é produzida tanto nos homens quanto nas mulheres, porém o organismo masculino produz cerca de seis vezes mais testosterona que o feminino, daí o motivo deste hormônio ser responsável pelas características masculinas, como o crescimento de pelos.

Nos homens a produção de testosterona é feita pelos testículos e na mulher, pelos ovários. Além disso, ambos produzem, em pequena quantidade, pelas glândulas supra-renais.

Mas não fique desanimado se seu dedo anular é mais curto que o indicador. Isso não indica que você não terá sucesso profissional, afinal toda regra tem sua exceção.

Continue lendo…

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Obesidade ou sobrepeso?


Para um amigo você pode estar bem. Para sua mãe você está "cheinho", mas quando se olha no espelho, você está obeso. Certamente tem alguém fazendo "vista grossa" e alguém exagerando nessa história.

A forma física e o padrão de beleza estabelecido variam conforme a época, mas, nos últimos anos, a sociedade tem vivido um paradoxo.

Ao mesmo tempo em que o modelo de magreza é "vendido" pela mídia, por meio de novelas, filmes e passarelas, as ruas veem, cada vez mais, obesos e pessoas fora de forma.

É tanto que uma pesquisa de um instituto americano - o National Center for Health Statistics - apontou que, nos Estados Unidos, o número de obesos é maior que o de pessoas com sobrepeso.


O estudo revela que 34% da população adulta é obesa, enquanto 32,7% estão acima do peso.

O cálculo é feito por meio do IMC, que considera como sobrepeso o indivíduo com IMC entre 25 e 29,9. Acima de 30, já é classificado como obeso.

É interessante observar, de acordo com o mesmo estudo, que desde 1980 a obesidade mais do que dobrou nos Estados Unidos, enquanto o sobrepeso se manteve estável.

Vale lembrar que, tanto o sobrepeso quanto a obesidade, podem causar diversas doenças, em especial as cardíacas. E o Brasil, guardadas as devidas proporções, vai pelo mesmo caminho, com uma população cada vez mais pesada.

Continue lendo…

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

BNDES?


Para a compra da televisão, do primeiro carro, ou para abrir o próprio negócio. Não importa o valor do produto ou o tamanho do investimento quando se fala em sonho realizado.

Enquanto alguns economizam durante anos, outros recorrem aos financiamentos, pagamentos a prazo ou empréstimos. E aí, quanto maior o valor, maiores devem ser as garantias de que haverá restituição.

Mesmo com os devidos cuidados, situações desagradáveis podem acontecer. É o caso do Brasil que, atualmente, enfrenta um problema desse tipo.

Começou no fim do ano passado quando o governo do Equador resolveu não mais pagar o empréstimo concedido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) àquele país.

O dinheiro serviu para a construção da Usina Hidrelétrica de San Francisco, no interior do país. Mas, segundo o governo equatoriano, houve falhas na estrutura que causaram a interrupção de energia, provocando prejuízos ao Equador.


Apesar das declarações de que o país não pagaria o empréstimo, o governo brasileiro acabou recebendo, na semana passada, o pagamento das parcelas em atraso.

O BNDES é um órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e foi criado em 1952, quando ainda era uma autarquia (entidade autônoma sujeita à fiscalização do Estado).

Entre outras atribuições, o BNDES apoia empreendimentos que contribuem para o desenvolvimento do Brasil. Suas linhas de apoio contemplam financiamentos de longo prazo para o desenvolvimento de projetos de investimentos e comercialização de máquinas e equipamentos novos, fabricados no país, e também para o incremento das exportações brasileiras.

Mas não pense que o Equador desistiu da intenção de não pagar o empréstimo. O presidente, Rafael Correa, se comprometeu a pagar o montante original de US$ 243 milhões, enquanto um tribunal arbitral decide sobre o caso. Só resta esperar.

Continue lendo…

domingo, 11 de janeiro de 2009

Fluorose?


Já reparou naquelas manchinhas brancas que algumas pessoas têm nos dentes? Pois elas são formadas ainda na infância, quando ocorre ingestão excessiva de flúor.

As manchas podem ser pequenas, em alguns casos quase imperceptíveis, mas em outros podem trazer problemas. A fluorose, como é chamada a alteração na coloração dos dentes, pode, inclusive, causar perda de estrutura dental.

O período de maior cuidado que os pais devem ter com as crianças é quando ocorre a formação dos dentes, entre 11 meses e sete anos.

Nessa época é importante acompanhar e orientar os pequenos na hora da escovação. Por apresentar um sabor agradável, as pastas de dente infantis acabam estimulando as crianças a engolir o produto.

Somado a isso, a água que chega às casas, principalmente em grandes cidades, também contém flúor, e é justamente esse excesso que pode provocar a fluorose.


Os pais devem estar atentos e utilizar a pasta de dentes como se fosse um remédio, ou seja, a quantidade a ser colocada na escova deve ser mínima. Além disso, deve-se estimular a criança a cuspir o excesso de creme dental.

Contudo, não se pode esquecer que o flúor é importante na prevenção de cáries e que, portanto, não pode ser evitado completamente.

Para as manchas esbranquiçadas mais aparentes existem alguns tratamentos estéticos, como o microdesgaste do esmalte e restaurações. De qualquer maneira, a prevenção ainda é o melhor caminho.

Continue lendo…

sábado, 10 de janeiro de 2009

Antioxidante?


Uns brigam com o espelho, outros aceitam a idade numa boa. Mas o fato é que, se fosse possível, ninguém escolheria envelhecer; pelo menos não na aparência.

E nessa luta contra o tempo vale tudo: exercícios físicos, boa alimentação, tratamentos estéticos, remédios e, em casos extremos, cirurgia plástica.

Para os menos radicais vale a pena conhecer um pouco mais sobre o poder dos alimentos. Isso mesmo, algumas frutas e verduras podem ajudar, e muito, no prolongamento da vida.

O segredo está nos antioxidantes, que protegem o organismo dos radicais livres, os grandes vilões do envelhecimento.

Os antioxidantes são substâncias que agem contra os efeitos do processo de oxidação do nosso tecido. Além disso, eles podem ajudar a prevenir doenças, como o câncer, doenças cardíacas, Mal de Alzheimer, entre outras.


Só para se ter idéia, estudos comprovaram que um antioxidante encontrado em algumas frutas - manga, uva e morango - pode ajudar a aumentar a eficácia, em até 40 vezes, de remédios de quimioterapia para diversos tipos de câncer.

Composição
Os antioxidantes estão presentes em alimentos ricos em vitaminas C e E, e betacaroteno.

Vitamina C
Acerola, limão, laranja, kiwi, caju, tomate, pimentão verde e vegetais folhosos crus.

Vitamina E
Germe de trigo, óleos de soja, arroz, algodão, milho e girassol, amêndoas, nozes, castanha do Pará, gema, vegetais folhosos e legumes.
Betacaroteno
Cenoura, abóbora, beterraba, mamão, manga e batata doce.

Continue lendo…

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

LRF?


Desde criança muita gente é acostumada, ou melhor, condicionada pelos pais a ter responsabilidade. Eles adotam a mesada como meio de ensinar os filhos o real valor do dinheiro e como gastá-lo da melhor maneira.

Já adultos, alguns aplicam o que aprenderam durante a infância e conseguem ter uma vida financeira equilibrada.

Conselhos, regras, ensinamentos, ou qualquer outro nome que essas práticas podem ter, ajudam a direcionar o comportamento das pessoas, seja para o próprio benefício ou no cuidado com o dinheiro de outros.

É o que acontece nas gestões públicas. Muito dinheiro envolvido, muitas ações a serem desenvolvidas e, se houver descuido, muitos prejuízos pela frente.

Para evitar que o dinheiro público fosse usado sem regras e acabasse levando municípios e estados ao endividamento foi criada a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Foi o dispositivo encontrado pelo governo brasileiro para tentar controlar os valores arrecadados com impostos e evitar com que houvesse desperdício e gastos exagerados.


A lei obriga que união, estados e municípios apresentem o detalhamento das finanças ao Tribunal de Contas para aprovação. Caso sejam rejeitadas, o político fica sujeito à multas ou até mesmo proibido de disputar novas eleições.

A LRF, ou Lei Complementar nº 101, entrou em vigor em 2000 e, desde então, estabelece maior transparência na administração pública, ou pelo menos é o que se espera.

Este ano, os 5.562 prefeitos eleitos em todo o país vão se reunir com o presidente Lula para firmar acordos e parcerias, em um encontro nos dias 10 e 11 de fevereiro.

Já existe uma contradição, que deve ser discutida no encontro, na qual projetos ameaçam a execução orçamentária dos municípios. Alguns deles obrigam as prefeituras a gastar mais do que o previsto pela LRF.

No país do jeitinho, o eleitor acaba ficando em dúvida, ou com receio, do resultado dessa "matemática política".


Continue lendo…

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

MTE?


É difícil acreditar, diante de tanta modernidade - numa época em que se estuda o uso de células-tronco para curar pacientes ou se discute as condições de vida em Marte - que ainda exista trabalho escravo, em condições indignas ou mesmo trabalho infantil.

E o pior é descobrir que não são poucos os casos; falamos em milhões de pessoas vivendo nessa situação. Só entre crianças e adolescentes são 2,5 milhões, hoje, em condição irregular no mercado de trabalho.

Estes números são do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que conhece apenas a ponta do iceberg. Aliás, os números não são nada favoráveis ao MTE. Em 2008, o ministério teve o resultado mais fraco, desde 2004, no que diz respeito ao combate ao trabalho infantil.

Os auditores do MTE localizaram 5.179 crianças e adolescentes exploradas no mercado de trabalho, o que não chega a 20% da meta prevista para o ano, que era de 34 mil pessoas.


O ministério se defende afirmando que a meta foi superdimensionada. Além disso, o coordenador do Programa Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil, Renato Mendes, avalia que o número de auditores é insuficiente.

Segundo o ministério são, atualmente, 3.112 auditores fiscais do trabalho. Lembre-se: 5.179 crianças localizadas e 3.112 auditores trabalhando. É só fazer as contas.

Por isso, de nada adianta falar em criação de empregos, número de trabalhadores com carteira assinada, crescimento econômico, quando a realidade mostra o contrário.

Continue lendo…

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Globo de Ouro?


O Oscar é, sem dúvida, a maior premiação do cinema mundial e a mais conhecida. O prêmio marca o reconhecimento, o sucesso, enfim, a realização de qualquer artista.

Antes, porém, um outro prêmio dá uma ideia de como será o Oscar. Considerado uma prévia e um grande indicador de quais filmes serão indicados, o Globo de Ouro é entregue aos melhores artistas do cinema e da televisão dos Estados Unidos.

Golden Globe Awards, como é conhecida em inglês, a premiação é oferecida, desde 1944, pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood.

A Associação, cuja sede fica em Los Angeles, possui cerca de 90 jornalistas que escrevem para jornais e revistas do mundo todo.


O Globo de Ouro é entregue no início do ano, sempre com uma cerimônia luxuosa e transmissão ao vivo para milhares de telespectadores do mundo todo.

Mas em 2008 foi diferente. Devido à greve dos roteiristas de Hollywood, os vencedores foram indicados em uma coletiva de imprensa simples, sem festa.

Este ano a novidade fica por conta da estatueta do Globo de Ouro, que ganhou nova versão. As mudanças são sutis e incluem melhoras nos detalhes, como a nova base de mármore, além de maior simetria na parte de metal.

A estátua pesa 2,5 kg, tem 27 cm de altura, está recoberta por ouro de 24 quilates. Este ano, a entrega do 66º Globo de Ouro será realizada no dia 11 de janeiro, próximo domingo, no Hotel Beverly Hilton, em Los Angeles.

A seguir os indicados de 2009:

Melhor filme - drama:
- “O curioso caso de Benjamin Button”
- “Frost/Nixon”
- “The reader”
- “Revolutionary road”
- “Slumdog millionaire”

Melhor atriz em filme dramático:
- Anne Hathaway – “O casamento de Rachel”
- Angelina Jolie – “A troca”
- Meryl Streep – “Doubt”
- Kristin Scott Thomas – “I’ve loved you for so long”
- Kate Winslet – “Revolutionary road”

Melhor ator em filme dramático:
- Leonardo DiCaprio – “Revolutionary road”
- Frank Langella – “Frost/Nixon”
- Sean Penn – “Milk”
- Brad Pitt – “O curioso caso de Benjamin Button”
- Mickey Rourke – “The wrestler”

Melhor filme - musical ou comédia:
- “Queime depois de ler”
- “Happy-go-lucky”
- “Na mira do chefe” (In Bruges)
- “Mamma mia!”
- “Vicky Cristina Barcelona”

Melhor atriz em filme musical ou comédia:
- Rebecca Hall – “Vicky Cristina Barcelona”
- Sally Hawkins – “Happy-go-lucky”
- Frances McDormand – “Queime depois de ler”
- Meryl Streep – “Mamma mia!”
- Emma Thompson – “Last chance Harvey”

Melhor ator em filme musical ou comédia:
- Javier Bardem – “Vicky Cristina Barcelona”
- Colin Farrell – “Na mira do chefe” (In Bruges)
- James Franco – “Segurando as pontas”
- Brendan Gleeson – “Na mira do chefe” (In Bruges)
- Dustin Hoffman – “Last chance Harvey”

Melhor atriz coadjuvante em filme:
- Amy Adams – “Doubt”
- Penelope Cruz – “Vicky Cristina Barcelona”
- Viola Davis – “Doubt”
- Marisa Tomei – “The wrestler”
- Kate Winslet – “The reader”

Melhor ator coadjuvante em filme:
- Tom Cruise – “Trovão tropical”
- Robert Downey Jr. – “Trovão tropical”
- Ralph Fiennes – “A duquesa”
- Philip Seymour Hoffman – “Doubt”
- Heath Ledger – “Batman – O cavaleiro das trevas”

Melhor filme de língua estrangeira:
- “The Baader Meinhof complex” (Alemanha)
- “Everlasting moments” (Suécia/Dinamarca)
- “Gomorra” (Itália)
- “I’ve loved you so long” (França)
- “Waltz with Bashir” (Israel)

Melhor diretor de longa-metragem:
- Danny Boyle – “Slumdog millionaire”
- Stephen Daldry – “The reader”
- David Fincher – “O curioso caso de Benjamin Button”
- Ron Howard – “Frost/Nixon”
- Sam Mendes – “Revolutionary road”

Melhor roteiro de longa-metragem:
- Simon Beaufoy – “Slumdog millionaire”
- David Hare – “The reader”
- Peter Morgan – “Frost/Nixon”
- Eric Roth – “O curioso caso de Benjamin Button”
- John Patrick Shanley – “Doubt”

Melhor longa de animação:
- “Bolt”
- “Kung Fu Panda”
- “Wall-E”

Melhor trilha sonora original:
- Alexandre Desplat – “O curioso caso de Benjamin Button”
- Clint Eastwood – “A troca”
- James Newton Howard – “Defiance”
- A.R.Rahman – “Slumdog millionaire”
- Hans Zimmer – “Frost/Nixon”

Melhor canção original:
- “Down to earth” (Peter Gabriel) – “Wall-E”
- “Gran Torino” (Clint Eastwood, Jamie Cullum e outros) – “Gran Torino”
- “I thought I lost you” (Myley Cyrus) – “Bolt”
- “Once in a lifetime” (Beyoncé) – “Cadillac records”
- “The wrestler” (Bruce Springsteen) – “The wrestler”

Melhor série de TV – drama:
- “Dexter”
- “House”
- “In treatment”
- “Mad men”
- “True blood”

Melhor atriz em série dramática:
- Sally Field – “Brothers and sisters”
- Mariska Hargitay – “Law and order: special victims”
- January Jones – “Mad men”
- Anna Paquin – “True blood”
- Kyra Sedgwick – “Closer”

Melhor ator em série dramática:
- Gabriel Byrne – “In treatment”
- Michael C. Hall – “Dexter”
- Jon Hamm – “Mad men”
- Hugh Laurie – “House”
- Jonathan Rhys Meyers – “The Tudors”

Melhor série de TV – musical ou comédia:
- “30 Rock”
- “Californication”
- “Entourage”
- “The office”
- “Weeds”

Melhor atriz em série musical ou cômica:
- Christina Applegate – “Samatha who?”
- América Ferrera – “Ugly Betty”
- Tina Fey – “30 Rock”
- Debra Messing – “The starter wife”
- Mary-Louise Parker – “Weeds”

Melhor ator em série musical ou cômica:
- Alec Baldwin - “30 Rock”
- Steve Carell – “The office”
- Kevin Connolly – “Entourage”
- David Duchovny – “Californication”
- Tony Shalhoub – “Monk”

Melhor minissérie ou filme feito para a TV:
- “A raisin in the sun”
- “Bernard and Doris”
- “Cranford”
- “John Adams”
- “Recount”

Melhor atriz em minissérie ou filme feito para a TV:
- Judi Dench – “Cranford”
- Catherine Keener – “An American crime”
- Laura Linney – “John Adams”
- Shirley MacLaine – “Coco chanel”
- Susan Sarandon – “Bernard and Doris”

Melhor ator em minissérie ou filme feito para a TV:
- Ralph Fiennes – “Bernard and Doris”
- Paul Giamatti – “John Adams”
- Kevin Spacey – “Recount”
- Kiefer Sutherland – “24: redemption”
- Tom Wilkinson – “Recount”

Melhor atriz coadjuvante em série, minissérie ou filme feito para a TV:
- Eileen Atkins – “Cranford”
- Laura Dern – “Recount”
- Melissa George – “In treatment”
- Rachel Griffiths – “Brothers and sisters”
- Dianne Wiest – “In treatment”

Melhor ator coadjuvante em série, minissérie ou filme feito para a TV:
- Neil Patrick Harris – “How I met your mother”
- Denis Leary – “Recount”
- Jeremy Piven – “Entourage”
- Blair Underwood – “In treatment”
- Tom Wilkinson – “John Adams”

Continue lendo…

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

GNV?


É cada vez maior o número de carros circulando nas ruas, seja nas grandes ou pequenas cidades. Facilidade de financiamento, redução de IPI, e mesmo o desejo de realizar um sonho podem ajudar a explicar o fenômeno.

Novo ou usado, à gasolina ou álcool, o fato é que brasileiro tem verdadeira paixão por carros. E, mais recentemente, descobriu uma maneira de diminuir os gastos, sem ter que abrir mão de dirigir.

Primeiro foram as frotas de ônibus, veículos de carga e táxis; depois foi a vez dos carros particulares usarem o Gás Natural Veicular (GNV) como principal fonte de combustível.

No início, a conversão era cara e os postos que forneciam o gás, escassos. Mas, com o tempo, tornou-se vantajoso optar pelo novo combustível, cuja economia pode ultrapassar 60%.


Tudo depende, é claro, de como se comporta a economia mundial, afinal o preço do GNV está diretamente ligado à variação do barril do petróleo.

Em 2008, o metro cúbico do gás passou de R$ 1,70, ficando mais caro que o álcool na média nacional. A perspectiva é que os preços estabilizem este ano e é possível, inclusive, haver queda.

O GNV é um combustível distribuído na forma gasosa e armazenado em um cilindro que, geralmente, é colocado no porta-malas do automóvel.

O gás natural pode ser obtido diretamente na natureza juntamente com o petróleo, como subproduto do processo de refino ou ainda de biodigestores, num processo de decomposição de material orgânico.

Em comparação com a gasolina, tem as emissões de monóxido de carbono e hidrocarbonetos reduzidas porque sua queima é mais completa.

Continue lendo…

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

INSS?


Quando chega a hora de se aposentar, receber uma pensão ou auxílio doença, quem devemos procurar? Não há dúvida de que o INSS é o primeiro órgão que vem à mente quando se pensa nisso.

No entanto, automaticamente outros pensamentos passam pela cabeça, como as filas, o descaso, a burocracia e a demora do atendimento. É como se uma coisa dependesse da outra.

Mas, a partir de hoje, muita coisa vai mudar. Pelo menos é o que o promete o Ministério da Previdência Social com base na lei regulamentada pelo decreto 6.722, de 30 de dezembro de 2008.

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem garantir o cumprimento da lei que prevê a concessão da aposentadoria por idade em até 30 minutos.

Além disso, o trabalhador poderá fazer o pedido apresentando somente o documento de identidade. A lei é válida para trabalhadores urbanos que, anteriormente, aguardavam cerca de 30 dias para a concessão do benefício.


Agora, o trabalhador deve agendar o atendimento em um posto do INSS pelo telefone 135 ou pela internet. Caso todos o dados constem no cadastro, o benefício sai na hora.

O INSS é um órgão subordinado ao Ministério da Previdência Social, responsável pelo pagamento de aposentadoria, pensão por morte, auxílio doença, auxílio acidente, entre outros benefícios previstos em lei.

O instituto também desconta dos empregados com carteira assinada um valor, em folha de pagamento, referente às contribuições previdenciárias.

É importante lembrar que a aposentadoria por idade na área urbana é concedida a homens com mais de 65 anos e mulheres acima de 60 anos, e que tenham contribuído com a Previdência por pelo menos 15 anos. Se a inscrição for anterior a 1991, o tempo de contribuição é menor.

Para os próximos meses estão previstas outras mudanças, que incluem a agilidade dos processos de concessão dos demais benefícios. Resta saber se as promessas vão, realmente, ser cumpridas. É esperar pra ver.

Continue lendo…

domingo, 4 de janeiro de 2009

Ifets?


A educação no Brasil tem passado por modificações importantes ao longo dos anos, pelo menos no que diz respeito à estrutura.

Sim, porque, por enquanto, o acesso ao ensino de qualidade e investimentos sólidos na educação são apenas promessas.

Mas há que se destacar mudanças relevantes, como a criação do Prouni (Programa Universidade para Todos), que garantiu o acesso das classes mais baixas ao Ensino Superior.

Além disso, a implantação de índices, como o Ideb, ajuda a definir metas para o futuro da educação no país.

Na semana passada, o presidente Lula assinou o projeto de lei que cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifets). Eles são instituições de educação superior, básica e profissional, especializados na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino.


No começo serão 38 institutos espalhados por todo o país, num total de 168 campi. Metade das vagas dos institutos será destinada ao ensino médio integrado ao profissional e no Ensino Superior serão incentivados cursos de engenharia e bacharelados tecnológicos.

Com isso, os já conhecidos Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) serão transformados em Ifets, assim como as Escolas Técnicas Federais (ETFs), Escolas Agrotécnicas Federais (EAFs) e Escolas Técnicas vinculadas às Universidades Federais.

Todos eles estarão submetidos à mesma política pedagógica, a partir de agora. A boa notícia é que o número de vagas deve ser ampliado de 215 mil para 500 mil, até 2010.

Também devem ser contratados mais 15 mil professores e construídos mais 143 novos campi.

Os Ifets fazem parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e vão poder criar cursos, nos limites de sua atuação territorial, além de registrar diplomas dos cursos oferecidos.

Continue lendo…

sábado, 3 de janeiro de 2009

HPV?


Toda vez que se fala em doença sexualmente transmissível (DST) ele é lembrado, junto com a AIDS, sífilis, gonorréia, entre outros.

O HPV, porém, se difere de outras DSTs porque a maioria dos pacientes é assintomática, ou seja, não apresenta os sintomas típicos da doença, que são lesões nas genitálias.

A sigla, em inglês, HPV (Human Papilomavirus) significa Papilomavírus Humano e as lesões provocadas pela doença são conhecidas, vulgarmente, como crista de galo.

O que pouca gente sabe é que aproximadamente 70% dos homens brasileiros têm o vírus. Este número faz parte de uma pesquisa internacional sobre o HPV no Brasil, Estados Unidos e México.

O estudo mostra ainda que a taxa de infecção nos homens se mantém com o passar do tempo, enquanto nas mulheres o pico acontece por volta dos 20 anos e diminui com o avançar da idade.

As lesões causadas pela doença, em forma de verrugas, aparecem na vagina, colo do útero, pênis e ânus. Em casos mais raros, podem aparecer na laringe e no esôfago.

A preocupação maior é quando estas lesões evoluem para o cancro, causando, nas mulheres, o câncer de colo do útero.

Diagnóstico

As verrugas genitais podem ser diagnosticadas por meio de exames clínicos, em consultas com urologistas (homens) e ginecologistas (mulheres). Já o diagnóstico das lesões precursoras do câncer de colo do útero pode ser verificado no exame preventivo de papanicolau.

Prevenção

Como em qualquer recomendação sobre DST, deve-se fazer uso de preservativos nas relações sexuais, mesmo quando se trata de casais estáveis.

Existem mais de 100 tipos de HPV já verificados e os genitais são divididos em dois grupos: de alto risco (relacionado ao aparecimento de câncer) e de baixo risco (não oncogênicos).

Tratamento

Grande parte das infecções por HPV é transitória, ou seja, o organismo consegue combater o vírus, eliminando-o sem o uso de remédios.

Entretanto, em alguns casos é necessário o uso de medicamentos e o tratamento do HPV é feito de acordo com o grau da doença. Algumas lesões podem ser eliminadas com remédios, mas outras precisam de intervenção cirúrgica.

De qualquer maneira, é sempre importante estar atento a qualquer alteração no corpo, além de realizar exames clínicos periodicamente.

Continue lendo…

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

UHT?


Um hábito na mesa do brasileiro, uma fonte de nutrientes para o organismo. O leite está presente, desde as classes menos favorecidas até as mais abastadas, em seus diferentes tipos.

Apesar de bastante comum atualmente, o leite de caixinha (ou longa vida) ainda é artigo de luxo em muitas localidades. O bom e velho leite de saquinho (ou pasteurizado) continua sendo muito consumido, principalmente, no interior.

É aí que se encontra a diferença básica entre o leite longa vida (UHT) e o pasteurizado.

A sigla UHT, do inglês Ultra High Temperature, significa Ultra Alta Temperatura e é um tratamento pelo qual o leite passa.

O leite UHT, assim como o pasteurizado, também passa por um processo de pasteurização, porém a temperaturas muito mais altas. Primeiro ele é aquecido a aproximadamente 150°C, por cerca de quatro segundos e, logo após, resfriado rapidamente.

Com isso, todas as bactérias presentes no leite, tanto as nocivas à saúde quanto as benéficas para a flora intestinal, são eliminadas.


Esta é a explicação para que o leite UHT possa ser armazenado fora da geladeira, antes de consumido, mesmo sem a adição de conservantes. Além disso, o período de validade, que no caso do leite de saquinho é de dois a três dias – conservado sob refrigeração -, aumenta para até seis meses, quando se trata de leite de caixinha.

Apesar do rigoroso processo de produção do leite UHT, podem ocorrer problemas de contaminação, como o que aconteceu em 2007, com algumas marcas conhecidas. Diversos lotes foram recolhidos em todo o país, adulterados pela adição de produtos químicos, como água oxigenada, soro e até soda cáustica.


Embalagem

A caixa do leite longa vida (tetrapak) garante as boas condições de higiene do produto e evita contaminações. Ela é formada por seis camadas: duas de plástico, que protegem o leite do contato com as demais camadas; uma de alumínio, que impede a passagem de luz, oxigênio e qualquer contaminação externa; mais uma de plástico e outra de papel, que dão resistência à embalagem e onde estão impressas as informações do produto; e, por último, mais uma de plástico, que reveste todas as camadas, completando a barreira de proteção.

Atenção

Vale lembrar que o leite pasteurizado (de saquinho) deve ser fervido antes de consumido. Já o leite UHT (de caixinha) pode ser consumido sem fervura, porém, depois de aberto, deve ser mantido na geladeira.

Continue lendo…

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Licenciatura ou bacharelado?

Começo do ano, novos planos, expectativas. Para muitos jovens, o novo ano pode marcar a escolha de uma carreira e é importante estar preparado.


Na hora de escolher um curso de graduação são levados em conta gostos, afinidades, conhecimentos sobre a área, enfim, tudo o que possa direcionar o novo caminho a ser seguido.

Depois de escolhido o curso, alguns ainda têm de definir entre licenciatura e bacharelado. Mas qual é a diferença?

Ao contrário do que muitos podem pensar, esta é uma decisão importante e que vai determinar o futuro da profissão.

Entre as principais características da licenciatura estão as técnicas que ensinam como transmitir o aprendizado, ou seja, tornam o estudante apto a desenvolver um trabalho como professor.

Os cursos de licenciatura têm duração de quatro ou cinco anos, nos quais o aluno estuda, entre outras disciplinas, assuntos relacionados à didática, psicologia e filosofia, fundamentos da política educacional, gerenciamento e avaliação do aprendizado, além de fazer estágios em escolas, colocando em prática as habilidades aprendidas na faculdade.


Já no bacharelado a formação é voltada para o mercado de trabalho, capacitando o profissional para o desenvolvimento de uma atividade específica em uma área de atuação.

Os cursos de bacharelado têm duração de quatro a seis anos, dependendo da habilitação. Eles possibilitam que os graduados entrem numa carreira pública, ou sejam profissionais liberais, abrindo suas próprias empresas.

Assim como os cursos de bacharelado, a licenciatura permite ao aluno continuar a sequência acadêmica, como pós-graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Também é possível, em alguns cursos, optar pelas duas modalidades e se formar tanto em licenciatura quanto em bacharelado, ou seja, obter dupla certificação.

Pedagogia, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Artes e Educação Física são alguns exemplos de cursos de licenciatura, que formam professores aptos a lecionar no Ensino Infantil, Fundamental e Médio.

Importante

Originalmente, o licenciado também podia ser professor em universidades, mas, atualmente, é impedido pela nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

Apenas os cursos ligados a alguma área tradicional do conhecimento, como, por exemplo, o curso de Letras, permitem a obtenção de tal diploma; ou ainda cursos ligados a alguma atividade artística, como o de Educação Artística, que licencia seus diplomados a serem professores de artes em geral.

Continue lendo…